SIMPÓSIO TEMÁTICO 01
VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICA
Este ST visa promover discussões em torno da variação e da mudança, sob uma perspectiva ampla, de modo a englobar pesquisas vinculadas às diferentes ondas da Sociolinguística, bem como aquelas que se preocupam com a variação centrada no ensino. Desse modo, serão aceitos trabalhos que se dediquem à descrição de variáveis linguísticas, à luz de fatores internos e sociais, como sexo/gênero, faixa etária e escolaridade, de modo a descrever um padrão regular e replicável de estratificação socioeconômica dos fenômenos linguísticos (WEINREICH, LABOV & HERZOG, 2006 [1968]; LABOV, 1972, 2001), com instrumental estatístico. Ademais, o ST acolherá pesquisas vinculadas à segunda onda da Sociolinguística, contemplando os estudos etnográficos, e à terceira onda (ECKERT, 2006; 2012, KIESLIENG, 2013), pautadas pelo conceito de identidade, do significado social das variantes, da concepção de estilo, de persona e de comunidades de práticas. Também são esperados trabalhos que versem sobre a variação linguística sob um viés educacional, indicando possibilidades e desafios do ensino da norma culta, fundamentado no respeito linguístico, aos moldes de Bortoni-Ricardo (2004) e de Scherre (2008). Por fim, com base nesse panorama epistemológico, serão debatidas variáveis fonético-fonológicas, morfossintáticas e semântico-discursivas, voltadas aos temas expostos e a outras problemáticas possíveis, no bojo dos estudos sociolinguísticos.
Palavras-chave: Variação. Mudança. Ensino.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 02
ESTUDOS SÓCIO-DISCURSIVOS E COGNITIVOS DA GRAMÁTICA
A proposta deste Simpósio temáticos é discutir a gramática do português brasileiro (PB), especialmente em relação aos fenômenos em mudança na língua. Para isso, reunirá trabalhos analíticos e descritivos sobre o PB desenvolvidos a partir de perspectivas teóricas que consideram a língua em uso. Em uma visão de língua em uso a gramática é concebida como emergente do uso e do discurso. Tal relação implica assumir que a linguagem também é constituída por dimensões básicas da formação humana como a interação social e a cognição e, é por isso, que uma língua somente pode ser entendida e estudada a partir da integração entre os níveis sintático-semântico e pragmático-discursivo. Tais pressupostos devem estar na base das pesquisas apresentadas neste simpósio, especialmente aquelas que têm como objetivo descrever e analisar as mudanças linguísticas a fim de revelar a dinamicidade e a fluidez da língua e colaborar com o conhecimento acerca do PB e da sua gramática. Esses pressupostos estão abrigados especialmente no Funcionalismo Clássico, na Usage Basic Linguistc (Linguística Centrada no Uso), na Gramática de Construções, na Linguística Funcional Centrada no Uso, como se observa em Bybee (2015), Croft (2001), Croft e Cruse (2004), Givón (1984, 1990, 1995), Goldberg (1995, 2006), Langacker (2013), Tomasello (2003, 2008, 2009) e Traugott e Trousdale (2013), Neves (2018), Oliveira e Rosário (2015), dentre outros.
Palavras-chave: Língua em uso; Gramática; Cognição; Discurso; Descrição.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 03
ESTUDOS DE LÍNGUA E DISCURSO
Nosso Simpósio temático (ST) objetiva mobilizar pesquisas transdisciplinares cujos primados sejam a instituição dos fatores extralinguísticos como postulados fundamentais para as descrições, interpretações e análises do funcionamento da língua. Nesse sentido, o discurso baliza a operacionalização investigativa dos variados corpora de pesquisa (em materialidades linguísticas verbais, verbo-visuais, verbo-voco-visuais ou meramente vocais/visuais) que serão apresentados neste ST. A fundamentação teórica pode envolver autores da Análise do Discurso de linha francesa (Foucault e Pêcheux, por exemplo) e/ou da Análise do Discurso de vertente russa (Bakhtin) ou da Análise do Discurso de linha anglo-saxônica, Crítica (Fairclough e Van Dijk, por exemplo), assim como outros autores de áreas afins, como das Ciências Sociais, da Filosofia, do Direito, da Linguística Aplicada e da Educação. As metodologias de análise dos dados de pesquisa podem ser diversas, como as relacionadas à arquigenealogia foucaultiana, ou ao método pecheutiano/bakhtiniano, em estudos bibliográficos/ experimentais/ de caso em documentos coletados via arquivos materiais e/ou digitais. Portanto, desejamos congregar as pluralidades dos saberes por meio de um vasto repertório de textos que permitam o estudo da língua e do discurso a partir da irrupção complexa e descontínua de enunciados em variados contextos sócio-históricos.
Palavras-chave: Língua; Discurso; Contexto sócio-histórico.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 04
ANÁLISE E ABORDAGEM DO CORPO, GÊNERO E ENSINO
Na contemporaneidade, cada vez mais, a materialidade corporal tem sido objeto de estudos dentro da linguística, no que diz respeito especificamente no corpo ser uma instância que determina/incide/legisla na prática de ensino-aprendizagem da língua portuguesa e/ou da língua estrangeira. Nesse sentido, este simpósio temático visa congregar pesquisas que analisem a relação constitutiva entre corpo, identidades de gênero e ensino (de língua portuguesa e/ou língua estrangeira). Para tanto, espera-se trabalhos que se inscrevam no campo da Análise Crítica do Discurso (ACD) e Análise do Discurso Francesa (ADF) em diálogo com outros campos do saber como, por exemplo, da Linguística Aplicada, da História, da Filosofia, da Educação, dentre outros. Nesse ínterim, mostramos que analisar discursivamente a relação entre corpo e identidades de gênero podem trazer contribuições singulares para o ensino-aprendizagem do funcionamento da(s) língua(s) no contexto escolar.
Palavras-chave: Discurso; Corpo; Ensino-Aprendizagem de línguas.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 05
ESTUDOS EM LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA
Farão parte deste ST pesquisas concluídas ou em andamento que se fundamentem no escopo da Linguística Aplicada Crítica, Indisciplinar e/ou Transgressiva, reservadas à educação linguística e/ou à formação de professores/as de línguas. O propósito do simpósio temático é reunir estudos que focalizem práticas sociais/discursivas mais diversas substanciadas pelo aspecto da linguagem ou, ainda, mais direcionados à práxis docente e/ou discente de línguas sob um viés problematizador, intercultural, crítico ou decolonial. Nesse sentido, temas que se orientem pelos conceitos de discurso, corpo, cultura e sociedade, entre outros integrados transdisciplinarmente ao viés linguagem, serão importantes para serem debatidas perspectivas de educação linguística em diferentes contextos.
Palavras-chave: Criticidade; Decolonialidade; Educação linguística; Linguística Aplicada.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 06
(MULTI)LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS
O objetivo deste ST abrange o compartilhamento de experiências e discussões relacionadas às linguagens e tecnologias no contexto de ensino e estudo de línguas, em todos os seus aspectos. Os trabalhos a serem apresentados devem contemplar as perspectivas dos letramentos, multiletramentos, letramento digital, cibercultura, ensino-aprendizagem intermediado pelas tecnologias, linguagem e multimodalidades.
Palavras-chave: Multiletramentos; Tecnologias digitais; Ensino-aprendizagem de línguas.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 07
ESTUDOS COM LINGUÍSTICA DE CÓRPUS
Levando em consideração os debates, desafios e propostas que se apresentam na Linguística na contemporaneidade, o presente ST insere-se em um momento no qual a Linguística de Córpus amplia sua presença e apresenta-se como uma linha de destaque no âmbito dos estudos linguísticos, mantendo interfaces com a descrição e ensino. Esse ST contempla, por um lado, as diferentes possibilidades de exploração do léxico nos estudos linguísticos de forma geral e, por outro, seu protagonismo em determinadas linhas teórico-metodológicas – com a pretensão de reunir estudos que tratem dos seguintes temas: 1) investigação teórica e/ou aplicada relativa ao ensino de línguas (materna e estrangeira); 2) descrição do léxico de línguas a partir de córpus; 3) prática de vocabulário em uma perspectiva quantitativa; 4) fraseologia mono, bi e multilíngue; 5) Estatística Lexical; 6) metodologia e compilação de córpus; 7) córpus de aprendizes; 8) desenvolvimento de material pedagógico; 9) softwares de processamento; 10) recursos online e 11) Estudos da Tradução. O ST pretende apresentar metodologias e ferramentas de análise, estimulando o desenvolvimento de novos trabalhos. Frente ao exposto, a fundamentação teórica que orienta o ST perpassa estudos que abordam especialmente a Linguística de Córpus (BERBER SARDINHA, 2004, 2012; BIBER, CONRAD, REPPEN, 2004; REPPEN; SIMPSON-VLACH, 2020; SINCLAIR, 2004a, 2004b) e a Lexicologia (NATION, 2013; NATION; MEARA, 2020; WEBB, 2020), podendo contemplar de forma subsidiária outras linhas. Espera-se que os participantes entendam que os estudos que possuem o léxico como objeto de pesquisa podem recorrer à uma abordagem qualitativa, quantitativa ou quantiqualitativa, em função de vários fatores, dentre eles: os objetivos, córpus, software disponíveis e orientação teórico-metodológica do trabalho.
Palavras-chave: Linguística de Córpus; Léxico; Língua Materna e Línguas Estrangeiras Modernas.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 08
SEMIÓTICA E ICONICIDADE
O presente ST pretende congregar estudiosos interessados na semiótica e iconicidade, pautadas na teoria de Charles Sanders Peirce e em diálogo com a gramática sistêmico-funcional de Halliday. Essas rubricas visam a contemplar estudos e pesquisas sobre a produção, compreensão e interpretação de textos verbais, não verbais e multimodais, nos quais se busca identificar a potencialidade icônica dos signos que os compõem. A iconicidade é uma qualidade sígnica que produz trilhas semióticas e semânticas que, apoiadas em âncoras textuais (signos-chave de significação), orientam a leitura, viabilizando a identificação dos núcleos textuais, locais em que o engendramento da mensagem do texto se mostra mais forte ou mais claro. O estudo da iconicidade contempla signos verbais e não verbais, favorecendo o estudo da multimodalidade, categoria textual muito presente nos estudos e pesquisas contemporâneos em decorrência do impulso comunicativo oriundo dos recursos digitais de informação e comunicação. Assim sendo, serão aceitos trabalhos sobre textos verbais, história em quadrinhos, tirinhas, charges, memes e trechos de vídeos.
Palavras-chave: Semiotica; Iconicidade; Funcionalismo sistêmico.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 10
LITERATURA E SUAS RELAÇÕES COM AS OUTRAS ARTES
Um dos avanços dos estudos literários contemporâneos reside na aproximação da Literatura com as diversas manifestações dos saberes e das artes em geral. O desenvolvimento da Literatura Comparada e o reconhecimento do objeto literário como uma presença expressiva no mundo para além do formato de papel impulsionaram a construção de outras relações possíveis para a experiência literária, retirando-a do lugar tradicional das bibliotecas e estantes acadêmicas para a circulação em espaços diversos. Diante desse cenário, interessamo-nos por estabelecer diálogos com comunicações que abarquem produções literárias em convergência com outras artes, mídias e áreas do conhecimento. Compreendemos a literatura – sobretudo aquela produzida a partir do século XX – como uma produção híbrida tanto no sentido de seus trânsitos culturais quanto no que se refere aos seus formatos, gêneros e dispositivos. Nesse sentido, são benvindos estudos que contemplem a questão literária atravessada pelas artes visuais (cinema, fotografia, pintura, quadrinhos), pela música e/ ou canção, pela televisão e/ ou mídias digitais, pelo teatro, pela performance, além das conexões possíveis entre o universo da Literatura e as áreas do conhecimento que lhe circundam, como a História, as Ciências Sociais, a Filosofia e outros saberes que a permeiam. Buscamos enfim, um debate com investigações sobre o fazer literário atual, sobre os movimentos híbridos que impulsionam esse fazer, suas mutações e recepções no século XXI.
Palavras-chave: Literatura; Artes; Mídias; Interculturalidade.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 11
LITERATURA, ENSINO E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
Tem-se como proposta para este simpósio reunir estudos e pesquisas que investiguem de forma crítica, teórica e analítica as relações entre literatura, ensino e formação do leitor literário, em seus aspectos teóricos e/ou práticos e seus desdobramentos históricos e socioculturais. O pressuposto é que tais enfoques questionam os limites da definição da literatura e abrem possibilidades para se refletir sobre práticas de ensino, novas metodologias e também sobre o papel do professor de literatura. Nesse sentido, espera-se congregar discussões sobre temas como a formação do leitor, a seleção de autores e/ou de obras, a historiografia literária, as análises de produções em que se evidenciam escritores renomados e também aqueles pouco conhecidos, além de abordagens alicerçadas no diálogo entre autores e estilos de época distintos, o trabalho com o texto literário em sala de aula, a leitura e a compreensão de textos literários, o letramento literário, a escolarização da literatura, a literatura e o ensino virtual, a literatura e as novas tecnologias, entre outros. Como resultado, torna-se possível compreender que a literatura como processo que abrange a leitura é perpassada por discursos, os quais estão inseridos em um contexto histórico, temporal e ideológico. Pensando assim, pretende-se construir um espaço de interlocução entre estudiosos e pesquisadores, do Brasil e de fora dele, acerca das relações entre literatura, ensino e formação do leitor literário. Espera-se que o trabalho desenvolvido pelo simpósio sirva de estímulo ao fortalecimento de áreas específicas do conhecimento, a exemplo da área de ensino e estudo de literatura, bem como venha contribuir para efetivar a articulação entre distintos saberes disciplinares, avançando a produção científica e tecnológica.
Palavras-chave: Ensino; Formação do leitor literário; Literatura.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 12
LITERATURA E GÊNERO
O presente ST, Literatura e gênero, tem como proposta a divulgação de estudos voltados para as questões de gênero, corpo e sexualidade na literatura. Intentamos fomentar um debate, a fim de aclarar, aprofundar, os estudos sobre sexualidade e literatura, abordando temas que impliquem a teoria queer, os debates sobre a expressão LGBTQIA+ na literatura, bem como reflexões sobre o feminismo e a expressão feminina na literatura de autoras mulheres. O importante papel desse ST é promover um debate sobre os grupos sociais vulneráveis, principalmente os que são violentados por um sistema patriarcal marcado pela violência de gênero e pela constante repressão. A partir do conceito de literatura e resistência de Alfredo Bosi, nosso intuito é contribuir na construção de um olhar crítico e sensível a obras literárias resistentes às ideologias dominantes, promovendo profundas reflexões sobre as questões de gênero em nossa sociedade.
Palavras-chave: Literatura; Gênero; Teoria queer; Literatura lgbtqi+; Literatura e feminismo.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 13
ESTUDOS DO ROMANCE BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
A literatura brasileira contemporânea, da metade do século XX aos primeiros anos do século XXI, tem apresentado inúmeras obras inovadoras e com uma inespecificidade de categorização textual. Desde os anos de 1970, é possível mapear autores cujas obras são híbridas e rompem com barreiras de gêneros consagrados há, pelo menos, três séculos. Neste universo pluriforme e riquíssimo na retratação de aspectos da realidade e da memória, destacamos o aparecimento de várias narrativas que trazem, em seu bojo, a figura do autor empírico que se autoinsere em seu próprio enredo e passa, então, a compactuar como narrador e protagonista dos fatos narrados. Não se trata de romances de cunho autobiográficos ou de autobiografias, no sentido clássico do termo, tal como o fez Jean Jacques Rousseau, em Confessions mas, sim, de nova modalidade narrativa denominada de autoficção. Partindo dos estudos pós-estruturalistas, sobretudo das noções de autoria desenvolvidas por Barthes e por Foucault; de descentramento do sujeito; de discursos e de arquivos, este simpósio temático aceitará colaborações que examinem a construção da identidade do sujeito na contemporaneidade em romances brasileiros, bem como variadas manifestações da narrativa brasileira de fins do século XX e de início do século XXI. Além disso, também serão bem-vindas contribuições que trabalhem com questões relacionadas às construções memorialísticas, aos deslocamentos, às construções identitárias fragmentadas, aos espaços acelerados das cidades, à indiferença, ao estranhamento, ao esquecimento e ao trauma.
Palavras-chave: Contemporaneidade; Romance brasileiro; Hibridismo.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 14
ESTUDOS DE POESIA
O Simpósio temático “Estudos de Poesia”, integrante do II SIELLI e XX Encontro de Letras, orienta-se pelos interesses da Linha de Pesquisa 2 - “Estudos Literários e Interculturalidade”, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI - UEG), cujo foco é a linguagem literária e o estabelecimento do diálogo interdisciplinar e transdisciplinar com diferentes áreas do saber, bem como da interface com outras expressões culturais e artísticas. Nesse sentido, este ST receberá trabalhos que promovam estudos teóricos, críticos e historiográficos sobre a Poesia, oriundos de pesquisas concluídas ou em andamento, com ênfase na interculturalidade. Serão aceitas leituras críticas e reflexões acerca da natureza e das especificidades da linguagem poética, assim como as suas possíveis relações com outros gêneros literários e artes. Interessam, também, propostas que objetivem, especificamente, discutir as relações entre Poesia e Corpo, Poesia e Memória, Poesia e Espaço, Poesia e Ensino, Poesia, História e Sociedade, Poesia e Tecnologias e, ainda, estudos que proponham uma articulação entre diversidade cultural e linguagem poética, contemplando temas relevantes para o âmbito local, regional, nacional e/ou internacional, com destaque para o contexto goiano. O Simpósio temático não estabelecerá um recorte temporal para os objetos dos estudos, aceitando propostas que contemplem questões relativas à Poesia clássica, moderna e contemporânea.
Palavras-chave: Linguagem Poética; Estudos de Poesia; Poesia e Interculturalidade.
SIMPÓSIO TEMÁTICO 15
LITERATURA, TRADUÇÃO E INTERCULTURALIDADE
O processo de tradução – seja ele de um texto a outro, ou de uma mídia a outra – é, por excelência, um procedimento intercultural. As discussões sobre obra de origem e obra de destino, a intervenção do tradutor, a liberdade sobre o original, a fidelidade da transposição sempre serão matéria de investigações e debates no âmbito dos estudos literários. Pensando sobre a “tarefa-renúncia” do tradutor, como afirma Walter Benjamin, em que o ato de traduzir é sempre um movimento ambivalente entre a preservação da letra da obra de origem e o trato cuidadoso com a obra de chegada, interessa-nos pensar neste debate as mais variadas formas e possibilidades desta relação, atravessando a Literatura por ela mesma, e por outras artes que se comunicam com ela por meio da tradução. Nesse sentido, compreendemos também que os processos de adaptação literária, fílmica e artística também são formas de traduzir e, portanto, configuram matéria de interesse nestas comunicações. Pensar a tradução sob o viés da transcriação, segundo a proposta de Haroldo de Campos, na qual é atribuída ao tradutor/adaptador a qualidade de criador, é de grande valia para o intuito deste debate, uma vez que se concentra na mediação destes procedimentos artísticos, na perspectiva intersemiótica e na ideia de transliteração. Dessa maneira, serão aceitos estudos que contemplem a tradução entre obras literárias, a transcriação entre narrativas, filmes, fotografias, obras audiovisuais diversas, quadrinhos, e quaisquer outras transposições que transitem pela literatura em uma dinâmica intercultural.
Palavras-chave: Literatura; Tradução; Adaptação; Transcrição.
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