A Universidade Estadual de Goiás (UEG/Câmpus Cora Coralina) informa que o I SIELLI – Simpósio Internacional de Estudos sobre Língua, Literatura e Interculturalidade e XIX Encontro de Letras – será realizado nos dias 9, 10, 11, 12 e 13 de novembro de 2020. Com o tema “Língua, Literatura e Ensino em tempos de ressignificação”, o evento será transmitido virtualmente, pela UEGTV e por outras plataformas digitais.
Promovido pelo Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade e pelo curso de Letras da UEG/Câmpus Cora Coralina, o evento proporcionará reflexões acerca do ensino de línguas e de Literatura, em uma perspectiva intercultural. Constitui-se em um intercâmbio científico entre graduandos(as), mestrandos(as) e professores(as) do Brasil e do exterior, em um momento em que todo o fazer teórico-metodológico passa um por desafio de reconstrução.
Nesse contexto, a realização do SIELLI justifica-se pelos seguintes motivos: 1) fomentar a reflexão e o pensamento crítico; 2) permitir a construção de um ambiente cooperativo entre docentes e discentes e 3) divulgar pesquisas que vêm sendo desenvolvidas dentro e fora do estado de Goiás.
Além disso, valoriza-se o envolvimento efetivo com a comunidade externa, a saber, professores da rede pública e privada da Educação Básica, além dos discentes da educação Básica, promovendo uma profícua articulação entre os três segmentos: Formação (continuada) de docentes, exercício e diálogo entre a ciência e o ensino; e a contribuição direta com o processo educacional da Educação Básica.
Programação Detalhada
Comissão Organizadora
INFORMAÇÕES SOBRE AS DIFERENTES MODALIDADES DO EVENTO
SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
Duração: 2 horas
Dias de realização: 12 e 13 de novembro
- Os Simpósios temáticos acontecerão quinta e sexta, dias 12 e 13 de novembro, das 15h às 17h, mas cada um será realizado somente em uma dessas datas, conforme pode ser verificado na relação de propostas divulgada no site.
- Cada comunicação, dentro do ST, deve ser de até 15 minutos. O(a) coordenador(a) pode optar por realizar o debate ao fim de cada comunicação, ou uma discussão geral, ao fim de todas.
- Levando-se em consideração a duração do ST, o número máximo de apresentadores da sala deve ser 7. Se houver mais de 7 inscritos, a sugestão é que os(as) coordenadores(as) promovam duas sessões concomitantes do ST, uma coordenada pelo(a) autor(a) e outra pelo(a) coautor(a) da proposta. Desse modo, o número máximo de participantes do ST deve ser de 14 apresentadores(as) (7 em cada sala). Os STs propostos apenas por um(a) autor(a) deverão comportar o número máximo de 7 inscritos(as).
- Para que seja ofertado, o ST deve ter recebido, no mínimo, 3 inscritos(as).
- Os(as) proponentes do ST poderão apresentar comunicação oral em seu simpósio. Serão aceitas até 3 apresentações de comunicação oral como autor(a) e/ou coautor(a) no evento. Poderão apresentar comunicação oral: egressos(as) da graduação, mestrandos(as), mestres(as), doutorandos(as) e doutores(as) de Letras, Linguística, Literatura e áreas afins.
- *As apresentações só serão permitidas se todos(as) os(as) autores(as) que submeteram o resumo para a comunicação oral estiverem presentes.
- As inscrições dos apresentadores serão realizadas por meio de um formulário disponibilizado na página do evento.
- O prazo para submissão de resumos nos STs será de 21 de setembro a 09 de outubro.
- O prazo para que os(as) coordenadores(as) avaliem os resumos de comunicação oral submetidos aos seus STs é 13 de outubro a 20 de outubro. Após avaliarem os resumos, os(as) coordenadores(as) dos STs devem encaminhar a relação de propostas aprovadas para o e-mail sielli.evento@gmail.com.
- Com uma semana de antecedência da realização do ST, será enviado ao(s)/à(s) autor(a)/autores(as) o número de inscritos, o contato do(a) monitor(a) que ficará responsável pela(a) sala(s) e o link de acesso ao Google Meet.
MINICURSOS
Duração: 2 horas
Dia de realização: 12 e 13 de novembro
- Os minicursos acontecerão quinta e sexta, dias 12 e 13 de novembro, das 17h30min às 19h30min, mas cada um será realizado somente em uma dessas datas, conforme pode ser verificado na relação de propostas divulgada no site.
- Para que seja ofertado, o minicurso deve ter recebido, no mínimo, 5 inscrições.
- As inscrições dos(as) apresentadores(as) serão realizadas por meio de um formulário disponibilizado na página do evento.
- Um(a) mesmo(a) participante poderá se inscrever em até 2 minicursos.
- O certificado dos participantes será de 2h (por minicurso cursado).
- Com uma semana de antecedência da realização do ST, será enviado ao(s)/à(s) autor(a)/autores(as) o número de inscritos, o contato do(a) monitor(a) que ficará responsável pela(a) sala(s) e o link de acesso ao Google Meet.
APRESENTAÇÃO DE PÔSTER
- Os resumos submetidos para apresentação de pôster devem seguir as normas do evento (http://www.sielli.ueg.br/conteudo/13624_normas) e enviadas por meio de um formulário disponibilizado no site.
- Poderão apresentar pôster: graduandos(as), graduados(as) e especialistas de Letras, Linguística e Literatura e áreas afins.
- Depois de aprovadas, as propostas de pôster deverão ser gravadas em um vídeo, para serem transmitidas pelo canal do POSLLI no Youtube, nos dias 12 e 13 de novembro, das 14h às 15h e enviadas para a comissão científica pelo e-mail sielli.evento@gmail.com, até data indicada na carta de aceite.
- o vídeo deve estar de acordo com estas configurações:
- duração máxima: 4 a 8 minutos
- proporções recomendadas: 16:9
- formatos: mp4 ou wmv ou avi
- Os pôsteres relacionados à área de Linguística serão expostos no dia 12 de novembro os de Literatura, no dia 13 de novembro.
OUVINTE
As inscrições para ouvinte poderão ser realizadas de 21 de agosto a 13 de novembro.
O certificado para essa modalidade de participação será de 40h.
ENVIO DE ARTIGOS PARA ANAIS
- Até dia 14 de dezembro de 2020, serão recebidos os trabalhos/capítulos (formatação indicada abaixo), que serão apreciados pela Comissão Científica, para publicação nos anais do evento (digital ou impresso);
- A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações disponíveis no site do evento: http://www.sielli.ueg.br/conteudo/13624_normas
- Não serão aceitos artigos fora do prazo e sem a formatação indicada.
- O evento é gratuito para todos(as) os(as) participantes.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS E MINICURSOS
As propostas devem ser enviadas pelo site do evento, respeitando as linhas de pesquisa supracitadas e adequando-se ao seguinte formato:
1) Título;
2) Nome, titulação e Instituição dos(as) Organizadores(as) (serão aceitas propostas submetidas por até dois(duas) autores(as), com titulação mínima de mestre. Mestrandos(as) poderão submeter propostas com um(a) doutor(a));
3) Resumo da proposta (até 2000 caracteres);
4) Palavras-chave (até 5);
5) Referências Bibliográficas.
* O minicurso deverá ter duração máxima de 2h.
NORMAS PARA O RESUMO DO TRABALHO A SER APRESENTADO (COMUNICAÇÕES ORAIS E PAINÉIS/PÔSTERES)
(Clique aqui para fazer o download do template)
O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, o referencial teórico, os resultados e as conclusões do trabalho ora submetido, sendo construído a partir de uma sequência de frases concisas, afirmativas. A parte do método não se aplica a trabalhos de cunho teórico. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento.
O resumo deve:
- Apresentar o título do trabalho centralizado, em negrito, em caixa alta;
- Após um espaço em branco, conter o nome do/a autor/a (ou autores/as) e a indicação entre parênteses da sigla da instituição de origem, alinhamento à direita. Em nota de rodapé, informar titulação, instituição e departamento a que está vinculado/a e e-mail. Acrescentar mais um espaço em branco após os nomes.
- Ser apresentado em um único parágrafo, sem recuo na primeira linha. No início da primeira linha digite Resumo seguido de dois pontos e o texto.
- Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 11, entrelinhas simples, alinhamento justificado;
- Conter de 100 a 250 palavras;
- Ser seguido de três a seis palavras-chave. Após o resumo, inclua um espaço em branco, escreva o termo Palavras-chave: e digite-as separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
- Ser enviado no Google Forms, no formulário de inscrição https://forms.gle/sncb5U4BSNEgyrrJ8.
NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA OS ANAIS DO I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA, LITERATURA E INTERCULTURALIDADE E XIX ENCONTRO DE LETRAS - 2020
(Clique aqui para fazer o download do template)
Os participantes que se inscreveram com apresentação de trabalho podem submeter o artigo completo referente à sua apresentação, com o objetivo de ser publicado nos anais do evento, contudo serão analisados apenas os textos dos participantes que efetivamente compareceram e apresentaram seus trabalhos.
O texto completo para publicação deverá ter entre 8 e 15 páginas, incluindo as referências e os anexos.
A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações a seguir:
- Formato do arquivo .DOCX e .PDF;
- Papel tamanho A4;
- Margens superior e inferior com 3,0 cm;
- Margens direita e esquerda com 2,0 cm;
- Fonte Times New Roman 12, justificado;
- Espaçamento simples;
- Título em português centralizado, fonte 12, negrito, em caixa alta. Em seguida colocar o título em língua inglesa, também em caixa alta.
- Inserir um espaço em branco após os títulos em português e inglês.
- Nome/s do autor/a(es/as), em ordem direta, e o nome da filiação instituição a que pertence(m). Nos nomes, apenas a primeira letra deve ser em maiúscula. Após cada nome, inserir uma nota de rodapé com uma minibiografia dos/as autores/as.
- Inserir um espaço em branco após o/s nome/s;
- Apresentar o resumo em português, de 100 a 250 palavras. A palavra Resumo deve ser grafada em negrito seguida de dois pontos, no início da linha, sem recuo de parágrafo;
- Após um espaço em branco, colocar as palavras-chave (mínimo de três, máximo de seis) após um espaço em branco, fonte 11, separadas por ponto e terminadas com ponto. O termo Palavras-chaves deve ser grafado em negrito, seguido de dois pontos, no início da linha, sem recuo de parágrafo.
- Inserir um espaço em branco e apresentar o resumo (abstract) em inglês. A palavra Abstract deve ser grafada em negrito seguida de dois pontos, no início da linha, sem recuo de parágrafo;
- Após um espaço em branco, colocar as palavras-chave em inglês (key words), fonte 11, separadas por ponto e terminadas com ponto. O termo Key words deve ser grafado em negrito, seguido de dois pontos, no início da linha, sem recuo de parágrafo.
- Os parágrafos dentro do texto devem ser feitos com uma tabulação de 1,25 cm da régua;
- O artigo deve conter três seções: introdução, desenvolvimento e conclusão, nomeados de acordo com o conteúdo do texto apresentado;
- Os títulos das seções do texto devem vir em negrito, alinhados à esquerda.
- As citações indiretas (paráfrase) devem vir no corpo do texto indicadas por aspas (“”);
- As citações diretas com mais de três linhas devem vir em fonte 11, espaço simples, alinhadas em 4 cm na régua. Exemplos de citação podem ser encontrados no “Manual do Mestrando”, seção 2.1, disponível em: http://www.poslli.ueg.br/conteudo/20119_manual_do_mestrando;
- Notas de rodapé também devem ser digitadas em fonte tamanho 10, entrelinhas simples;
- Se o artigo trouxer exemplos em seu corpo, estes também devem ser apresentados em espaço simples, fonte 11, numerados progressivamente em algarismos arábicos.
- Os números das páginas devem ser colocados no rodapé do texto;
- Caso haja figuras, utilizar pelo menos 300 dpi de resolução;
- Ao final do texto, inserir um espaço em branco;
- As Referências devem vir após a conclusão ou considerações finais, em ordem alfabética, separadas por um espaço em branco e alinhadas a esquerda. Sua formatação deve ser de acordo com a ABNT-NBR 6023, 2ª. edição, de 14/11/18. Exemplos podem ser encontrados no “Manual do Mestrando”, seção 2.6, disponível em: http://www.poslli.ueg.br/conteudo/20119_manual_do_mestrando.
A revisão do artigo deve ser feita pelo/a/os/as autor/a/es/as antes do envio, incluindo aspectos linguísticos e de formatação.
O Conselho Editorial dos anais do evento analisará os artigos. Em caso de aprovação, serão publicados digitalmente no Portal de Anais da UEG (https://www.anais.ueg.br/).
I CIRCULAR
II CIRCULAR
III CIRCULAR
PROGRAMAÇÃO DETALHADA
PROFESSORES CONVIDADOS
MINICURSOS - RESUMOS
SIMPÓSIOS TEMÁTICO - RESUMOS
CADERNO DE RESUMOS
COMISSÃO ORGANIZADORA
CERTIFICADOS
ASSISTA A PROGRAMAÇÃO
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