Aula inaugural do Curso de Pedagogia
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) realizou, na última segunda-feira, 17, a aula inaugural do curso de Pedagogia da Unidade Universitária de São Miguel do Araguaia, que integra o Câmpus Norte da Instituição. A sessão inicial do semestre foi conduzida pelo reitor da UEG, prof. Antonio Cruvinel, que abordou o tema “Inteligência Artificial na educação: desafios e oportunidades”. O evento representou um momento significativo para a UnU São Miguel do Araguaia, simbolizando a retomada da oferta do curso de Pedagogia, concretizada após a aprovação do vestibular pelo Conselho Universitário da UEG em 2024.
A solenidade, que contou com uma apresentação musical conduzida por servidores da Unidade, também reuniu diversos convidados da comunidade externa, incluindo o prefeito Jeronymo José de Siqueira Neto, além de outros representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipal, lideranças do Sindicato Rural local e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-GO).
O reitor iniciou sua exposição sobre Inteligência Artificial (IA) conceituando o termo e traçando um breve histórico sobre seu surgimento. Ele abordou a utilidade da ferramenta no contexto educacional, mas também enfatizou a necessidade de uma reflexão ética sobre seu uso. Destacou aspectos como o “viés algorítmico”, equidade no acesso à educação, veracidade das informações, privacidade e segurança em ambientes educacionais, além do impacto da IA no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos estudantes.
Cruvinel ressaltou a importância da transparência e da “explicabilidade” nas decisões baseadas em IA e apontou como essas tecnologias podem ser aliadas no atendimento a estudantes atípicos ou àqueles com deficiências visuais e auditivas, por exemplo. No entanto, reforçou que, apesar das vantagens, as ferramentas de IA devem ser vistas como auxiliares no ensino, sem substituir o contato humano e a mediação do docente.
Ao se dirigir aos calouros, o reitor os incentivou a refletir sobre o diferencial de cada um diante das possibilidades oferecidas pela IA. "Hoje o diferencial é saber sobre o que estamos falando, sobre como apoiar nossos alunos no seu desenvolvimento. Se preocupem em não ter conhecimento raso sobre as coisas, se preocupem em dominar conceitos para que o mundo de fato possa crescer”, enfatizou.