A formação do professor de língua portuguesa e inglesa no contexto da dupla habilitação obrigatória no curso de Letras (Julho de 2020)
Descrição: O projeto de pesquisa em questão irá contribuir para analisar como está o processo formativo pedagógico e o ensino-aprendizagem das línguas de habilitação do curso. No âmbito acadêmico e científico, irá continuar uma linha de pesquisa que iniciei durante a realização do mestrado, o qual conclui no segundo semest re de 2017. Um dado que chama atenção, é que o câmpus anualmente entrega a sociedade inúmeros docente de língua portuguesa e inglesa e ainda há falta de docentes para atuar nessas áreas linguísticas na educação básica. Tem como objetivo Problematizar aspectos inerentes à dupla habilitação obrigatória no curso de Letras do Câmpus São Miguel do Araguaia, discutindo quais são os reflexos que esta prática traz para formação simultânea dos professores de língua portuguesa e inglesa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Coordenadora: Profa. Ma. Elisandra Rios da Silva Pamponet Duarte
Desenvolvimento regional e ensino superior público: impactos da UEG - Unidade Universitária de São Miguel do Araguaia no desenvolvimento social, econômico, intelectual e cultural da região (Agosto de 2023)
Descrição: A pesquisa ora proposta situa-se no tema “Os impactos da Unidade Universitária de São Miguel do Araguaia no desenvolvimento regional”. Nele, aborda-se o seguinte problema de pesquisa: Quais os impactos que a Universidade Estadual de Goiás (UEG), através da Unidade Universitária de São Miguel do Araguaia trouxe para o desenvolvimento da cidade que é instalada e de municípios circunvizinhos? O objetivo geral da pesquisa é analisar os impactos que a UEG, instalada na cidade de São Miguel do Araguaia, trouxe para o desenvolvimento regional, destacando a importância do ensino superior para a melhoria da cidade sede e municípios circunvizinhos, em seus aspectos social, econômico, intelectual e cultural. O delineamento metodológico adotado será pautado nas recomendações previstas pelo paradigma qualitativo de pesquisa (MINAYO, 2008), mais precisamente apoiadas no método estudo de caso interpretativista (STAKE, 2000), utilizando-se também de dados quantitativos para interpretação dos impactos provocados pelo ensino superior público na região alvo da pesquisa. Serão também utilizados como um dos referenciais teórico-metodológicos os princípios da pesquisa documental (GIL, 2008), tendo em vista a utilização do banco de dados da secretaria acadêmica da UnU São Miguel do Araguaia. Os resultados esperados pela pesquisa estão voltados para a identificação e análise dos impactos que a interiorização do ensino superior público, através da UEG, única universidade pública presente, trouxe para o desenvolvimento da região que envolve a cidade de São Miguel do Araguaia A pesquisa pretendida neste projeto é relevante para os objetivos institucionais da UEG e para a agenda acadêmica do Instituto Acadêmico de sua vinculação, porque promove uma divulgação dos resultados alcançados pela UEG na cidade de São Miguel do Araguaia, principalmente no que diz respeito à área educacional, tendo em vista que a maioria dos cursos oferecidos por esta Unidade Universitária são voltados para área de licenciatura.
Coordenadora: Profa. Ma. Elisandra Rios da Silva Pamponet Duarte