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Possui graduação em Lic. Plena em Ciências Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2003), e Especializaçao em Matematica e Estatística pela então Fesurv, atual UNIRV, possui pós graduação strictu sensu em Matematica pelo programa PROFMAT, e faz parte do grupo de professores preparadores do Programa Obmep na Escola, atua como professora da Universidade Estadual de Goiás- Unidade de Santa Helena de Goiás, e professora efetiva da rede estadual de ensino de Goiás desde 2003, atualmente modulada no Colégio da Polícia Militar Carlos Cunha Filho. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria, Estatística e Matemática Financeira. |
E-mail: tamenila@yahoo.com.br | |
Disciplinas:
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Possui graduação em ENGENHARIA DE ALIMENTOS pela UNIVERSIDADE DE BARRETOS (2004). Especialista em MBA Gestão Empresarial pela PUC ( Pontifícia Universidade Católica de Goiás) ( 2011). Coordenadora TCC e Docente do quadro do curso Engenharia Agrícola da UEG (Universidade Estadual de Goiás) /Santa Helena de Goiás/GO, ministra as disciplinas de Estágio Supervisionado, Produção Animal e Ambiência, Secagem e Armazenamento de Grãos, Projeto de Unidades Armazenadoras, Processamento de Produtos Agrícolas, Controle de Poluição, Conservação a Frio. Docente do quadro do curso de Gastronomia Faculdade Objetivo/Rio Verde - Go, ministra as disciplinas Higiene e Segurança dos Alimentos, Ciência dos Alimentos e Nutrição. Mestranda em Tecnologia de Alimentos pelo IFGoiano campus Rio Verde – Go. |
E-mail: ana_pjorge@hotmail.com | |
Disciplinas:
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Graduada em Letras com Licenciatura Plena em Inglês, Português e Respectivas Literaturas pela Universidade de Rio Verde (UniRV-2010), Licenciatura Plena em Pedagogia (UNISABER-2013). Pós-graduada em Metodologias do ensino da língua portuguesa (FGF) e Informática para a Educação (Faculdade Alfa). Atualmente é professora na Universidade Estadual de Goiás (UEG- desde 2011), nos cursos de Sistemas de informação, Matemática, Administração e Engenharia Agrícola. Membro da CPA (Comissão própria de avaliação) e também, atua como professora na rede municipal. Cursou na Unidade Universitária de Educação a Distância da UEG: Formação de Tutores EAD e Produção de Material Didático para Educação a Distância. |
E-mail: carlacrisleal@gmail.com | |
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Graduada em Pedagogia pela Universidade Unisaber de Brasília-DF (2012); em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (2009) e em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Goiás (2002). Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e outras áreas afins, pós-graduada em Educação (Português/Inglês) pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA/CELER FACULDADES. |
E-mail: cassia.teixeira@ueg.br | |
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Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Goiás (2003) e mestrado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2006) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Goiás. Atua na área de Física básica, com ênfase no estudo de soluções localizadas da equação não linear de Schrödinger. Em particular dedica-se ao estudo da propagação e modulação de sólitons no contexto de fibras ópticas, cristais não lineares e condensados de Bose-Einstein (BECs). |
E-mail: erivelton.alves@ueg.br | |
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Sou graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2004). Pós-graduado em Matemática e Estatística, pela Universidade Federal de Lavras e Pós-graduado em Ciências da Natureza Física pela Universidade de Brasília. Professor da Universidade Estadual de Goiás e da Secretária Estadual de Goiás. Com experiência na área de Matemática, com ênfase em Cálculo Diferencial Integral, Estrutura Algébrica, Matemática e Estatística, Matemática Financeira e Física Geral. Professor de disciplina em EAD - pela Universidade Estadual de Goías. Examinador de Trânsito. Aluno Extraordinária/2016 no Mestrado em História pela PUC - Goiás, cursando a disciplina Tradições Culturais e Patrimônio. Mestrando em História/2018 na PUC – GO. |
E-mail: euripedes.filho@ueg.br | |
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Especialista em saúde mental com enfase a Dependência Química,possui graduação em Psicologia pela Universidade de Rio Verde (2007) com formação complementar em Psicologia Cognitiva.Tem experiência em Psicologia Escolar com enfase no Ensino Especial;Docente da UEG em Santa Helena -GO. Psicóloga Clínica e psicóloga na comunidade terapêutica Nova Esperança. |
E-mail: jozialt@yahoo.com.br | |
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Possui graduação em Ciências Hab Matemática pela Faculdade de Filosofia de Rio Verde(1989), especialização em Planejamento Educacional pelo Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura(1991), aperfeicoamento em Estudos Adicionais em nível do 2º Grau pelo Centro de Ensino Tecnológico de Brasília(1994), aperfeicoamento em Curso de Atualização Didático pela Secretaria da Educação e Cultura(1996) e aperfeicoamento em Curso de capacitação: Matemática aula por aula pela Editora FTD(2008). Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada. |
E-mail: lucelene.bueno@ueg.br | |
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Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de Jales (1973). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Discreta e Combinatória, Metodologia e Estágio Curricular Supervisionado. |
E-mail: saikimassako@yahoo.com.br | |
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Graduada em Ciências-Licenciatura Plena-Habilitação em Matemática pela Universidade de Rio Verde (FESURV) e mestrado em Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente do quadro efetivo da UEG - Universidade Estadual de Goiás - UnU de Santa Helena de Goiás. Coordenadora de área do Pibid da UEG -Câmpus Santa helena de Goiás. Estou Diretora do Câmpus Santa Helena de Goiás desde janeiro de 2014. Atualmente também estou Coordenadora do Subprojeto PIBID Matemática do Câmpus. |
E-mail: nilcyneia.queiroz@ueg.br | |
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Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Rio Verde (2010). Possui Licenciatura em Física, pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-2013). É especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Celer Faculdades). Atualmente está cursando especialização em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Está cursando Mestrado em Educação pela Fateffir (E.U.A.). Atualmente é Docente do Ensino Superior na Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Santa Helena de Goiás (GO), é Técnico de Laboratório de Física na Universidade de Rio Verde (UniRV) e Docente do Ensino Médio no Colégio Objetivo em Acreúna (GO). Atualmente é Coordenador Geral da Olimpíada Goiana de Astronomia (OGA) e Coordenador Adjunto da Olimpíada Goiana de Meio Ambiente (OGOMA), ambas promovidas pela Sociedade Goiana de Divulgação Científica (SGDC). Tem experiência na área de Física, Matemática, Química e Biologia, com ênfase em Física e Astronomia. |
E-mail: robertocoutorv@hotmail.com | |
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Linguagem, processos comunicativos, formas e tecnologias. Práticas de leitura e interpretação de textos. Tipos e gêneros textuais. Produção de textos: planejamento, estrutura (microestrutura – coesão e macroestrutura – coerência) e construção (clareza, concisão, progressão). Aspectos gramaticais da produção de textos.
Trigonometria no triângulo; Trigonometria na circunferência; Relações fundamentais da trigonometria; Funções trigonométricas; Funções trigonométricas inversas; Equações e Inequações trigonométricas; Números complexos; Polinômios.
Noções de conjuntos; Conjuntos numéricos; Funções (definição); Funções do 1º grau; Funções do 2º grau; Funções Polinomiais; Função modular; Função composta e inversa; Equações e inequações; Potenciação e radiciação; Função Exponencial; Função Logarítmica; Equações e Inequações Logarítmicas.
Tratamento axiomático da geometria euclidiana plana: congruência entre triângulos; desigualdades no triângulo; perpendicularismo e paralelismo; semelhança entre triângulos; o círculo; polígonos; relações métricas no triângulo retângulo, no círculo e polígonos; áreas de figuras geométricas. Construções geométricas com régua e compasso envolvendo: retas, ângulos, triângulos, círculos, polígonos e expressões algébricas construtíveis, fundamentadas através da axiomática da geometria plana; poliedros: conceito e propriedades; área e volume dos principais sólidos geométricos.
Formas de conhecimento: filosófico, científico, popular, mitológico. Epistemologia da Ciência. Métodos e tipos de pesquisa. Produção e normatização de trabalhos acadêmicos.
(Índice)
Limites e continuidade; Derivada e aplicações.
A evolução do pensamento matemático nas diversas civilizações e os processos de construção da Matemática. Reconhecimento dos desafios teóricos e metodológicos contemporâneos da Matemática. História da Matemática como metodologia do ensino de Matemática.
História da Educação e seus fundamentos epistemológicos. Educação e sociedade: percursos históricos. Sociedade, cultura e construção da história da educação no Brasil. O público e o privado na história da educação brasileira. História da educação e formação docente. História da educação em Goiás.
Filosofia e Filosofia da Educação. Pressupostos filosóficos que fundamentam as concepções de educação. O homem e suas relações com o mundo. A articulação das reflexões filosóficas com os avanços científicos nas áreas que são objeto de estudo do curso. A explicitação dos pressupostos dos atos de educar, ensinar e apreender em relação às situações de transformação cultural da sociedade. A Práxis educativa contemporânea.
Vetores. Retas, Planos e Espaços Euclidianos. Mudança de coordenadas. Cônicas e quádricas.
(Índice)
Pressupostos teóricos da Didática. Teorias, tendências pedagógicas e sua relação com a Didática. Didática e currículo. Processo ensino-aprendizagem (planejamento, objetivos, conteúdos, metodologias, técnicas e avaliação). Relação professor-aluno-conhecimento e os espaços de formação.
Integral indefinida; integral definida; aplicações envolvendo integrais; series e sequência.
Evolução histórica da Psicologia como ciência e profissão. Conceito de Personalidade: constituição e estruturas. Teorias psicológicas que dão suporte à compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem.
Matrizes, determinantes e sistemas de equações lineares.
Indução finita. Princípios de contagem: princípio aditivo e multiplicativo. Combinações com repetições. Triângulo de Pascal, identidades diversas envolvendo números binomiais: demonstrações algébricas e combinatórias. Princípio da inclusão e exclusão. Relações de recorrência, aplicações a problemas de contagem. Resolução de relações de recorrência lineares de segunda ordem e coeficientes constantes (equações a diferenças finitas). Princípio da casa dos pombos. Introdução à teoria dos grafos.
(Índice)
Concepções e processos de construção das políticas educacionais. A relação Estado e sociedade na construção de políticas educacionais. Legislação da educação brasileira (CF/1988, LDBN e LDBE). Políticas de avaliação da educação brasileira. Gestão e financiamento da educação.
Espaços e subespaços vetoriais. Dependência e independência linear. Base e dimensão. Transformações lineares: conceitos e aplicações no plano. Tipos especiais de operadores lineares. Autovalores e Autovetores. Diagonalização. Formas de Jordan.
Estudo de funções de várias variáveis reais; Limite e Continuidade; Derivadas parciais; Aplicações em problemas de máximos e mínimos. Integrais Duplas e Triplas. Mudança de coordenadas: polares, cilíndricas e esféricas.
Características básicas da organização de um computador. Representação de dados. Algoritmos, programação básica e estrutura de um programa. Introdução à programação, utilizando Pascal e Matlab. Solução de problemas com a utilização de computadores.
Números inteiros: divisão euclidiana, máximo divisor comum e seu algoritmo, equações diofantinas. Teorema Fundamental da Aritmética, Congruência módulo n; critérios de divisibilidade; o anel dos inteiros módulo n e o corpo dos inteiros módulo p. Os Teoremas de Fermat, Euler e Wilson. O Teorema Chinês de Restos.
(Índice)
Introdução à estatística, análise exploratória de dados, técnicas de amostragem (probabilísticas e não probabilísticas), princípios de contagem, probabilidades (espaço amostral e eventos, probabilidade condicional, teorema de Bayes).
Campos vetoriais; Integral de linha; Teorema de Green, Divergência e de Stokes; Contextualização, interpretação e problematização dos conceitos de integrais duplas e triplas.
História da educação especial. Paradigma Inclusivo. Legislação. Filosofias educacionais de atendimento aos surdos. Cultura Surda. Aquisição da LIBRAS: conversação e interpretação.
Equações Diferenciais Ordinárias de Primeira Ordem; Equações Diferenciais Lineares de Segunda Ordem com Coeficientes Constantes; Redução de Equações Diferenciais Lineares a um Sistema de Primeira Ordem.
Evidenciar e discutir a articulação entre os conteúdos que permeiam os currículos da escola básica e a ciência matemática. Análise de livros didáticos (com prioridade a livros didáticos aprovados no PNLD) e de outros materiais didáticos eparadidáticos, bem como de propostas curriculares oficiais relacionadas ao ensino de geometria, buscando identificar pontos de dificuldades tanto para o ensino como para a aprendizagem. Preparação, execução de material didático, buscando também incluirtecnologia. Avaliação de experiências relativas à prática do futuro professor.
Analisar criticamente as tendências atuais da Educação Matemática.
Relação entre Educação e Comunicação. Utilização das tecnologias da informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem da Matemática e suas implicações pedagógicas e sociais – limites e possibilidades. Os ambientes virtuais de aprendizagem e a mediação pedagógica potencializada por essas tecnologias.
Organização e gestão do trabalho escolar. Escola enquanto núcleo social e de saber. Conhecimento da situação do ensino de Matemática na realidade escolar através de observações participantes nas escolas do ensino básico. Reflexão sobre a natureza da Matemática e o seu papel na sociedade, as finalidades do ensino da Matemática, a identidade e dimensão profissional do professor de Matemática. Conhecimento, análise e aplicação de diferentes metodologias para o ensino de Matemática no ensino Básico. Realização de estágio de observação.
(Índice)
Estudo da cinemática e da dinâmica de corpos rígidos e fluidos.
Distribuições de probabilidades discretas; distribuições de probabilidades contínuas; intervalos de confiança; testes de hipótese; correlação e regressão.
Conceitos, aplicações e exemplos de grupos, subgrupos normais, grupos quocientes, homomorfismos de grupos, grupos de permutações, anéis, homomorfismos de anéis, ideais e anéis quocientes, corpo de frações de domínios de integridade.
Evidenciar e discutir a articulação entre os conteúdos de funções que permeiam os currículos da escola básica e a ciência matemática. Análise de livros didáticose de outros materiais didáticos e paradidáticos, bem como de propostas curriculares oficiais relacionadas ao ensino de funçõesno Ensino Fundamental e Médio, buscando identificar pontos de dificuldades tanto para o ensino como para a aprendizagem. Preparação, execução de material didático, buscando também incluir tecnologia. Avaliação de experiências relativas à prática do futuro professor.
Realização de estágio supervisionado a partir de planejamento de aulas, tendo como referencial o conteúdo matemático e didática da Matemática. Identificação das diferentes concepções de Matemática e de seu ensino e reflexão sobre como essas concepções poderão interferir em sua futura prática docente. Investigação e estudo das diferentes metodologias de ensino. Análise de sua viabilidade em sala de aula. Elaboração, implementação e avaliação dos planos de aula para a intervenção na escola de Ensino Fundamental ou Médio. Realização de monitorias e projetos temáticos na escola campo. Elaboração de um resumo expandido a partir de uma problemática e vivência na escola.
(Índice)
Elementos da eletricidade e eletromagnetismo. Comentários sobre tópicos de Física Moderna.
Construção dos números reais, sequências reais; O teorema de Bolzano-Weierstrass; O critério de Cauchy; Séries numéricas; Funções reais; Limites laterais de uma função; Continuidade.
Estudo dos fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa em Educação Matemática. Elaboração do projeto de pesquisa. Socialização do projeto de pesquisa.
Integração de diversos saberes disciplinares. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Análise da importância do livro didático. Discussão de questões referentes a avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Análise e reflexão a respeito da aprendizagem da docência.
Proporcionalidade e Porcentagem. Equações do Primeiro Grau. Equações do Segundo Grau. O Teorema de Pitágoras. Áreas. Razões Trigonométricas. Métodos de Contagem. Probabilidade. Noções de Estatística.
Estudo do Cálculo Diferencial e Integral no corpo dos complexos, com abordagem nas funções elementares, analíticas e harmônicas.
Integração de diversos saberes disciplinares. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Análise da importância do livro didático. Discussão de questões referentes a avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Análise e reflexão a respeito da aprendizagem da docência.
(Índice)
A derivada; a integral como limite de somas de Riemann; Logaritmo e exponencial; relações entre derivação e integração; o Teorema Fundamental do Cálculo; Sequências e séries de funções: convergência pontual e convergência uniforme; critérios de convergência; convergência uniforme de séries de potências.
Leituras e compartilhamento das experiências do grupo no estágio; reflexão sobre diferentes aspectos da Educação e da Educação Matemática. Análise da natureza da Matemática e seu papel na sociedade, as finalidades do ensino da Matemática e a identidade e dimensão profissionais do professor de Matemática. Elaboração de um Artigo Científico.
Diversidade: cultura, gênero, etnia, raça e desigualdades sociais. Noções sobre formação da cultura brasileira. Relações étnico-raciais. Respeito e valorização das diferenças culturais, sociais e individuais. Cidadania: concepções, garantias e práticas. Estado Democrático de Direito, democracia, movimentos sociais e cidadania. Constitucionalismo e Direitos: concepções, violações, promoção, defesa e garantias. Evolução do conceito: dos direitos de liberdade ao direito planetário e à sustentabilidade socioambiental.
Regimes de capitalização. Juros simples. Taxas equivalentes. Desconto simples. Juros compostos. Equivalência de taxas. Taxa nominal, taxa efetiva, noções sobre fluxo de caixa. Séries de pagamentos ou sequência uniforme de pagamentos. Sistemas de amortização.
Sociologia e educação. Percursos teóricos da sociologia da educação. Educação como processo social. Cultura e educação. O papel da educação na reprodução/transformação da sociedade. Estudos sociológicos da escola no Brasil.
Leituras e compartilhamento das experiências do grupo no estágio; reflexão sobre diferentes aspectos da Educação e da Educação Matemática. Análise da natureza da Matemática e seu papel na sociedade, as finalidades do ensino da Matemática e a identidade e dimensão profissionais do professor de Matemática. Elaboração de um Artigo Científico.
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A Universidade Estadual de Goiás - UEG, Câmpus Santa Helena de Goiás, acredita que o ensino superior na contemporaniedade deve ter uma função uma função social centrata no princípio de cidadania e no compromisso de preparar o discente para o exercício da profissão, para a produção de conhecimento e adptação para as constantes mudanças científico-culturais e tecnológicos. Licenciatura em Matemática da UEG - Câmpus Santa Helena de Goiás tem como objetivo a formação professores de Matemática do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Como eixos básicos do processo de formação inicial do professor são considerados a qualidade que se espera deste profissional; a coerência entre sua futura prática e a formação que lhe é oferecida no presente; e a clara compreensão por este profissional de que o processo de ensino e aprendizagem exige grande domínio tanto do conteúdo como da construção do conhecimento na criança, no jovem e no adulto. |
Câmpus: Santa Helena de Goiás |
Nome do Curso: Maatemática |
Modalidade: Licenciatura |
Período de Funcionamento: Noturno |
Regime de Funcionamento: Semestral |
Tempo de Integralização: Mínimo 4 anos; Máximo 6 anos |
Temporalidade: Anual |
Vagas: 40 |
Matriz Curricular Vigente: 2015/1 |
Coordenadora do Curso: Lucelene Bueno Branquinho - ![]() |
E-mail: lucelene.bueno@ueg.br |
Coordenadora de TCC: Massako Saiki Alves Ferreira - ![]() |
E-mail: saikimassako@yahoo.com.br |
Manual de TCC
Regimento de Estágio
2015/1
Conteúdo de Formação | Carga Horária | Carga Horária Total | |
Teórica | Prática | ||
Núcleo Comum | - | - | 120 |
Núcleo Específico | 1470 | 6 | 1476 |
Prática como componente Curricular (Núcleo Específico) | 324 | - | 324 |
Núcleo de Modalidade | - | - | 344 |
Prática como componente Curricular (Núcleo Modalidade) | - | - | 76 |
Núcleo Livre | - | - | 180 |
Trabalho de Curso - TC | - | - | 100 |
Atividades Complementares | - | - | 200 |
Estágio Supervisionado | - | - | 400 |
Carga Horária Total do Curso: | 3220 |
O Núcleo Docente Estruturante do curso de Matemática da UEG - Câmpus Santa Helena de Goiás, em conformidade com a Resolução Nº. 01, de 17 de junho de 2010, normatiza o Núcleo Docente Estruturante e dá outras providências, constitui-se de um grupo de docentes do curso que atuam no processo de concepção, consolidação, atualização e avaliação do Projeto Pedagógico do Curso, dentre outras atividades.