Entre os dias 5 e 9 de novembro, aconteceu, na cidade de João Pessoa - PB, o XXII Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Endipe) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) marcou presença no evento.
O Encontro promoveu espaços de interlocução entre docentes, discentes, gestores, especialistas da educação básica e superior e agentes educativos que atuam em outros espaços sobre os desafios para construir uma escola democrática com base no repertório teórico-metodológico da didática.
Representaram a UEG no evento 17 discentes e os professores Ana Paula de Almeida Saraiva Magalhães, coordenadora pedagógica do Câmpus CET; Keides Batista Vicente, do curso de Pedagogia e PPGE|UEG-Inhumas; Lindalva Pessoni, do curso de Pedagogia da UnU Inhumas; Maria Marta da Silva, do Câmpus sudoeste, com sede em Quirinópolis; Rodrigo Bastos Daude, coordenador do curso de Matemática, do Câmpus Cora Coralina; Selma Marques de Paiva, coordenadora setorial do curso de Matemática do Câmpus CET; Sylvana Bernardi Noleto, do curso de Pedagogia e PPGE|UEG-Inhumas; e Thalitta Fernandes de Carvalho Peres, assessora pedagógica do curso de Matemática - UnU Iporá.
O prof. Dr. Rodrigo Daude destacou que o Endipe se consagrou como um espaço plural de discussões acerca dos estudos, das pesquisas e das experiências educativas em todos os níveis de ensino. "É hoje um evento muito significativo no cenário nacional e suas contribuições têm sido referência para o avanço da produção de conhecimento sobre os fenômenos educacionais e para a formulação de propostas educacionais inovadoras", afirma. "Os docentes e discentes da Universidade Estadual de Goiás, por meio do auxílio pró-eventos, estão tendo a oportunidade de acompanhar as práticas docentes, em um movimento dialético com interferências concretas nos processos de ensino e aprendizagem, preocupadas com o entendimento e a transformação dos processos educacionais", completa.
Estéfane Borges Xavier, aluna do 6° período do curso de Matemática do Câmpus CET conta que participou do Endipe para aprofundar sua formação e entender melhor a importância da didática. "No evento, assisti a palestras de grandes especialistas, como a da Dra. Selma Garrido Pimenta, que abordou a relação entre didática e democracia, e a da Dra. Maria Rita Neto de Sales de Oliveira, que falou sobre o papel da escola no combate à desinformação e a importância da didática na formação de professores. Outros nomes, como José Carlos Libâneo e Currie, também contribuiram para ampliar meu entendimento sobre o campo. Essa experiência foi transformadora, pois me deu uma visão mais crítica sobre a didática e me permitiu trocar ideias com profissionais de várias regiões, inspirando novos projetos para minha prática docente e minha trajetória acadêmica", destaca.
(Comunicação Setorial|UEG)