A Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas – Nelson de Abreu Junior da Universidade Estadual de Goiás (UnUCSEH|UEG) realizou entre os dias 4 e 6 de novembro o X Seminário de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Sepe). O evento, que trouxe como tema central "Territórios do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais", reuniu estudantes, professores e pesquisadores em uma programação voltada à valorização da diversidade cultural e dos saberes regionais.
A cerimônia de abertura, realizada no dia 5 de novembro, no auditório Sebastião França, contou com a presença de autoridades acadêmicas e representantes institucionais. Compuseram a mesa o diretor do Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas (IACSA), prof. Rodrigo Messias de Souza, representando o reitor; a coordenadora central e setorial de Pedagogia, profa. Virgínia Maria Pereira de Melo; a coordenadora da UnUCSEH|UEG, profa. Késia Rodrigues dos Santos; e a profa. Tathiana Salgado, representando a comissão organizadora.
Em sua fala durante a abertura do evento, o diretor do IACSA destacou a importância do evento como um espaço de reflexão e compartilhamento de conhecimento. “Esse é um momento muito rico para isso. Refletir e trazer as contribuições que aqui são construídas, no ensino, na pesquisa e na extensão. Saber que o número dos trabalhos só cresce, saber que a qualidade dos trabalhos também é significativa, isso traz a nossa responsabilidade pela continuidade de todos aqueles que até aqui ajudaram a construir essa história de sucesso”. afirmou.
A noite foi iniciada com uma apresentação cultural realizada pela graduanda Alany Ferreira Santiago e pela egressa Ana Paula de Oliveira Lima, que juntas declamaram o poema "Carvoeiros" de Pedro Tierra, proporcionando uma reflexão sobre as raízes culturais e sociais da região. Em seguida, foi conduzida a palestra sobre o tema "Cerrado goiano: desafios entre a economia e o meio ambiente", ministrada pela profa. Alzirene Milhomem e mediada pela profa. Joana D'Arc Bardella.
O evento apresentou trabalhos acadêmicos em diversos formatos, como artigos e resumos expandidos. Além disso, a realização do Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas em paralelo ao Sepe propiciou um espaço de diálogo entre o ensino, a pesquisa e a extensão, promovendo discussões fundamentais para o avanço do conhecimento na UEG e reforçando seu papel como protagonista na disseminação de saberes regionais e sociais.
(Comunicação Setorial|UEG)