Durante os dias 21 e 25 de agosto, o curso de Geografia do Câmpus Nordeste da Universidade Estadual de Goiás, sediado em Formosa, promoveu um trabalho de campo, coordenado pelo professor Dr. Giuliano Tostes Novais, no Parque Nacional do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
O objetivo principal do trabalho foi o aprendizado prático na disciplina de Climatologia. Os alunos percorreram uma trilha de 14 km até chegarem ao 3º ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira (2.892 metros de altitude). No trajeto, fizeram medições de temperatura do ar e pressão atmosférica, observando a mudança da paisagem biogeográfica, de Mata Atlântica aos Campos Rupestres.
O Maciço do Caparaó se destaca acima das inúmeras serras da Zona da Mata mineira e apresenta um clima temperado úmido, onde as temperaturas mínimas absolutas ficam abaixo de zero frequentemente durante o inverno. No retorno a Formosa, o grupo passou por Ouro Preto, para conhecer um pouco da cultura da antiga capital de Minas Gerais.
O trabalho de campo também teve a participação do professor Dr. Patrick Martins, que contribuiu com seu conhecimento sobre Geografia Física aos 11 alunos da graduação e três do Mestrado em Geografia (PPGEO|UEG).
(Comunicação Setorial|UEG)