O Laboratório de Pesquisa da Interação Parasito-Hospedeiro da Universidade Estadual de Goiás (UEG) recebeu no último dia 4 de julho, a visita dos pesquisadores Dra. Mayra Ixchel Grano Maldonado da Universidad Autonoma de Sinaloa (UAS), do México, e do Dr. Thiago Lopes Rocha, da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Durante a visita, foram discutidos resultados de pesquisas e abertos diálogos entre os docentes e estudantes de pós-graduação e iniciação científica da UEG. O assunto abordado foi Biodiversidade de Parasitos de Organismos Aquáticos.
Para a profa. Dra. Luciana Damacena, coordenadora do laboratório, a visita é muito significativa. "É um momento muito rico de troca de conhecimento e que fortalece o nosso programa de pós-graduação e favorece a relação entre universidades, tanto daqui do Brasil quanto do exterior", disse.
As professoras Luciana e Mayra já mantêm uma parceira com publicações conjuntas, especialmente na área de parasitas de peixe de importância zoonótica. A visita fortalece a parceria existente e visa promover a internacionalização entre os laboratórios.
A vinda da professora faz parte de um projeto aprovado na chamada pública nº 05/2023 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), coordenado pelo prof. Thiago Lopes Rocha, e que inclui não apenas a visita aos laboratórios, mas também a realização de um workshop sobre Biodiversidade de Parasitos em Organismos Aquáticos no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da UFG.