Entre os dias 24 e 31 de maio, alunos e professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) realizaram uma aula de campo na costa sul do estado da Bahia. A atividade foi organizada pelos cursos de Geografia do Câmpus Sul, com sede em Morrinhos, e Pedagogia do Câmpus Norte, com sede em Uruaçu.
A viagem teve como base a cidade de Ilhéus e a programação incluiu o estudo de variados aspectos da geodiversidade baiana. Os alunos puderam realizar uma imersão na história da zona cacaueira e na arquitetura das cidades do sul baiano.
Além disso, os participantes contemplaram a geografia através da beleza cênica das praias de Itacaré e das pequenas ilhas locais da cidade de Ilhéus e da geomorfologia da planície costeira. Ainda foram realizadas trilhas dentro da mata atlântica para conhecer as variadas fitofisionomias do bioma e realizar análises socioeconômicas das áreas de estudo.
Os professores e pesquisadores Alik Timóteo de Souza e Cássia Monalisa dos Santos Silva acompanharam o grupo e enfatizaram a importância desse tipo de aula. "Trata-se de uma ferramenta facilitadora do ensino-aprendizagem que aborda o meio como instrumento de análise, buscando aguçar as percepções do senso crítico dos discentes, a fim de refletir sobre os fenômenos dos âmbitos sociais, naturais e culturais, dentre outros", afirmam.
Os discentes estão produzindo seus relatos de campo para serem apresentados em suas respectivas sedes, além de um grande acervo fotográfico que estarão nos murais dos câmpus na semana cultural.
(Comunicação Setorial|UEG)