Os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (Teccer|UEG) e em Educação, Linguagem e Tecnologias (Ielt|UEG) promoveram na última quarta-feira, 3 de abril, a aula inaugural PPGTECCER e PPGIELT 2024 no auditório da Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior, em Anápolis.
O evento teve início com a apresentação cultural, desenvolvida pelo professor João Roberto Resende Ferreira, juntamente com a aluna Ana Clara Meireles Faria, do curso de Pedagogia, com o tema "Denúncia e Esperança", com músicas de Jards Macalé e Waly Salomão, Marisa Monte e Almir Sater.
Na sequência, aconteceu a palestra “O que é e como fazer interdisciplinaridade? Caminhos para a pesquisa na pós-graduação", ministrada pela profª Dra. Márcia Bento Moreira, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e também coordenadora adjunta da Câmara I na área Interdisciplinar da Capes. A palestra foi voltada aos alunos e professores da Pós-Graduação, da Graduação e também aos servidores da Unidade Nelson de Abreu Júnior.
Os participantes tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre o conceito de interdisciplinaridade e a forma como a área interdisciplinar organiza e direciona as pesquisas com esse caráter. O público presente, especialmente os discentes das turmas 2024 do Teccer e do Ielt, tiveram oportunidade também de conhecer o funcionamento da Capes e como ela conduz os processos de avaliação e acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação no Brasil.
No segundo momento do evento, período vespertino, voltado para os docentes dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás, aconteceu o I Colóquio PPGTECCER|UEG e PPGIELT|UEG com o tema "Avaliação Quadrienal - Área Interdisciplinar 2021 – 2025, conduzido pela coordenadora adjunta na Área Interdisciplinar da CaPES e ex-presidente do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares do Brasil, professora Dra. Márcia Bento Moreira. Na ocasião, foram apresentados e discutidos critérios para a avaliação quadrienal e os impactos que os PPGs da Área 45 exercem na sociedade.
O evento foi idealizado pelos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (Teccer|UEG), coordenado pela professora Dra. Poliene Soares dos Santos Bicalho, e em Educação, Linguagem e Tecnologias (Ielt|UEG), coordenado pela professora Dra. Viviane Pires Viana Silvestre.
(Comunicação Setorial|UEG)