A UEG.tec tem como proposta capacitar e estimular para a capacitação, consultoria, desenvolver estudos com outros acadêmicos e junto a empresas para propor soluções baseadas na tecnologia com foco no desenvolvimento de software para atender as mais diversas áreas. O projeto foi desenvolvido através de visitas a Empresas Juniores já consolidadas na área de Tecnologia da Informação – TI, empresas de desenvolvimento, eventos, possibilitando agregar/compartilhar conhecimento com os atuais acadêmicos e futuros acadêmicos do Câmpus afim de consolidar um Empresa Junior para o desenvolvimento de soluções de TI.
A UEG.tec pôde proporcionar aos alunos do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Administração e Licenciatura em Informática uma aplicação prática dos conceitos adquiridos na sua área de formação com viés multidisciplinar, preparar os egressos para o mercado de trabalho. Planejar, executar, desenvolver e testar software no meio acadêmico, especificamente acadêmicos permitem a tais adquirir conhecimentos do âmbito tecnológico e mercadológico.
O projeto está atrelado e Lei Federal nº13267 de abril de 2016, que disciplina a criação e organização das associações denominadas empresas juniores, com funcionamento perante instituições de ensino superior. Em seu Artigo 2, § 2º A empresa júnior vincular-se-á a instituição de ensino superior e desenvolverá atividades relacionadas ao campo de abrangência de pelo menos um curso de graduação indicado no estatuto da empresa júnior.
O projeto facilitou a ponte mercado de trabalho com meio acadêmico, usando como elo a capacitação dos acadêmicos para o levantamento, desenvolvimento de softwares para melhoria contínua dos processos.
A UEG.tec tornou-se uma iniciativa incrível que proporcionou aos estudantes da UEG oportunidades valiosas para ganhar experiência prática em suas áreas de estudo. Essas experiências não apenas enriqueceram o currículo dos estudantes, mas também os prepararam melhor para o mercado de trabalho após a graduação.
Esse projeto foi executado no colendário acadêmico do ano de 2018 e teve sua aprovação para o ano de 2019.