O tema do programa Saberes UEG que vai ao ar na próxima segunda-feira, 13, será "Encontros em não lugares: a experiência do exílio nos anos da ditadura civil-militar no Brasil".
Participa do episódio a professora Dr.ª Keides Batista Vicente. A convidada vai falar da vida no exílio durante a ditadura militar no Brasil a partir da década de 1960 como uma estratégia de sobrevivência física e política ao cerceamento de diretos impostos às sociedades durante os processos ditatoriais; vai abordar a importância de repensar o passado no momento histórico atual, em que a democracia mostra-se frágil; e apresentar, a partir das obras elaboradas pelo projeto “Memórias do exílio”, volumes I
e II, as relações de medo e saudade e as incertezas em um espaço que não é escolhido, mas imposto.
A comunidade acadêmica pode enviar perguntas à convidada por meio do formulário disponível neste
link.
Saberes UEG
O Programa Saberes UEG é produzido pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Goiás (PRG|UEG) e veiculado pela
UEG TV. Tem por objetivo promover encontros de formação com docentes e servidores administrativos da UEG, sendo aberto também a alunos e à comunidade externa à Universidade.
Sobre a convidada:
Keides Batista Vicente - É graduada em História (UFG); Mestre em História Social (UFU); Doutora em Educação (UFG). É professora do curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Goiás. Coordena o GT de História e Educação da Anpuh-GO. Integra o grupo de pesquisas no diretório CNPq denominado de Anômalos - Pesquisa e estudos em gênero, sexualidades, classe e etnicidade/raça. Desenvolve pesquisas sobre ditadura militar no cone sul e os processos de resistência no campo educacional e de gênero.