Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Mestre em Educação pelo PPGE/UFG, Especialista em Formação de Professores: gestão escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC Goiás, e graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1996). É Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás(UEG/UnU Inhumas), professor da Rede Municipal de Educação de Goiânia e membro do Grupo de Estudos em Filosofia e Educação (GEFE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Possui experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Fundamental e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, sociedade, política, ensino-aprendizagem, cultura, Processos Educativos, Filosofia da Educação, Fenomenologia.
Título: Intencionalidade da consciência e alfabetização: as contribuições da ontologia fenomenológica existencial para a teoria da aquisição e desenvolvimento da língua escrita
Categoria: Coordenador do projeto
Resumo:Ao propor uma discussão acerca dos princípios filosóficos da ontologia fenomenológica existencial de Sartre, em particular o conceito de intencionalidade da consciência, para pensarmos a teoria da aquisição e desenvolvimento da língua escrita, esta pesquisa esta pesquisa pretende contribuir para uma reflexão acerca das possibilidades de constituição de uma proposta de alfabetização numa perspectiva humanizadora e crítica. Com essa proposta, buscamos, então, esclarecer e aprofundar a compreensão e os fundamentos de uma concepção de alfabetização e de educação que venham contribuir para a formação do sujeito numa perspectiva crítica, em contraposição às visões instrumentalistas voltadas ao atendimento dos interesses do capital, do consumo, do mercado e da eficiência. Entendemos que a educação cumpre um sentido ético e político, questionando os valores vigentes e reconstruindo outros que façam frente à construção de um paradigma social fundamentado na formação humana em todas as suas dimensões: cultural, política, social, afetiva, cognitiva, estética, moral, ética.
Título: Intencionalidade da Consciência e Ação Educativa em Sartre: por uma pedagogia da liberdade .
Resumo:Este projeto de pesquisa busca investiga, por meio de pesquisa qualitativa, as possíveis contribuições da ontologia fenomenológica existencialista do filósofo Jean-Paul Sartre para a elaboração de uma concepção de educação crítica e humanizadora em contraposição aos modelos impostos pelas pedagogias instrumentalistas que vigoram na contemporaneidade.