Doutora em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, UFRJ/UEG e Pós-Doutora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em Letras e Linguística pela (UFG), especialista em Psicopedagogia, Avaliação Institucional e Docência Universitária. Graduada em Letras Português Inglês. Coordena o grupo de pesquisa sobre Formação de Professores de Línguas (GEFOPLE-UEG/CNPq). Participa do Grupo de Pesquisa Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas (UFG/UNB/UEG/CNPq); do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (USP/CNPq); do Projeto Teachers of English in Action (TEIA/UEL). Atua como docente e coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, ambos da Universidade Estadual de Goiás. Os temas de interesse incluem abordagem transdisciplinar, formação de professores, cultura digital e multiletramentos.
Título: Cultura digital e sistema remoto na educação superior
Categoria: Coordenadora do projeto
Resumo:Este projeto de pesquisa intitulado Cultura digital e sistema remoto na Educação Superior está vinculado ao Programa de Pós-graduação Gestão, Educação e Tecnologia e, por meio dele, proponho um diálogo entre as pesquisas que relacionam a formação de profissionais no ensino superior e o mundo do trabalho no período da pandemia de Covid-19 e no período pós-pandemia. Discuto a cultura digital e o ensino remoto na Educação superior com o intuito de investigar as atividades acadêmicas desenvolvidas pelo sistema remoto nas instituições de ensino superior e a sua relação com a cultura digital. a pesquisa proposta se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, entendida como aquela capaz de incorporar a questão do significado e da intencionalidade e se constitui uma pesquisa netnográfica, na qual os dados são obtidos em ambiente digital. Este estudo poderá fornecer informações importantes para a criação de novas politicas publicas para o ensino superior pós-pandemia em decorrência das questões culturais que emergirem dela.
Título: MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: Praxiologias dos professores de línguas no sistema remoto
Categoria: Membro do projeto
Resumo:O contexto educacional e, consequentemente, o de formação de professores atual requer novas praxiologias e o estudo delas poderão promover discussões e reflexões sobre as políticas tanto para o ensino de línguas quanto para a formação de professores na área de linguagem. Neste sentido, este projeto visa demonstrar e analisar a rotina dos professores de línguas em trabalho remoto imposta pelo isolamento social e pela suspensão das atividades presenciais das escolas e universidades e possibilitar uma discussão/reflexão sobre o trabalho dos professores no sistema remoto por meio da identificação das praxiologias dos professores de línguas no sistema remoto. Quanto à natureza da pesquisa, trata-se de uma pesquisa aplicada, abordagem qualitativa e interpretativista. Os procedimentos se referem à netnografia por ser considerada adequada à realização de pesquisas em ambientes digitais Os instrumentos de pesquisa incluem Observação ? Encontros via Classroom; Questionário via WhatsApp e relatos via Classroom e Whatsapp. A técnica de análise de dados será a análise de conteúdo