Possui graduação em Pedagogia - Unievangélica (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2004), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2017) e pós doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2020). Atualmente é professora efetiva na Universidade Estadual de Goiás e docente do quadro permanente do PPGE/UEG/Unu Inhumas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino médio, políticas educacionais, formação docente, educação infantil.
Pós Doutorado em Educação (Universidade Federal de Goiás, 2020).
Doutorado em Educação (Universidade Federal de Goiás, 2017).
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Goiás, 2004).
Especialização em leitura e produção de textos (Universidade Federal de Goiás, 1999).
Graduação em Pedagogia (Unievangélica, 1996).
Título: A Reforma do ensino médio e a BNC para formação inicial docente na abordagem do ciclo de políticas
Categoria: Coordenadora do projeto
Resumo: A pesquisa tem como objetivo desenvolver um estudo sobre a relação entre a reforma atual do ensino médio e a definição da Base Nacional Comum para a formação inicial docente, na perspectiva do ciclo de políticas, definido por Bowe; Ball (1992). Essa proposição se estabelece na premissa que a Lei nº 13.415/2017, ao atrelar a formação docente às prerrogativas da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica, alterando trechos da Lei nº 9.394/1996, insere uma pauta formativa na educação brasileira, tanto para a educação básica como para a educação superior, nos cursos de licenciatura. O presente projeto de pesquisa está vinculado ao macroprojeto Trabalho, Educação, Estado, Políticas Educacionais e seus objetos de estudo. O estudo almeja desenvolver uma pesquisa analítica, documental, bibliográfica e realizar entrevistas abertas e semiestruturadas, dentre outros recursos metodológicos, que contribuam com a apreensão dos elementos mais relevantes em cada contexto do ciclo das políticas em estudo.
Título: A reforma do Ensino Médio com a Lei 13.415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e na rede federal de Ensino Médio
Categoria: Coordenadora do projeto
Resumo: O projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a reforma do ensino médio produzido por meio da Medida Provisória 746/16, convertida na Lei 13.415/17. Vários dos dispositivos normativos incluídos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394/96) dependem, para que sejam implementados, de regulamentação no âmbito das redes estaduais e federal de ensino. É o caso da Base Nacional Comum Curricular, da oferta dos itinerários formativos, da atribuição de notório saber para a docência, da carga horária mínima da formação básica comum, das parcerias com o setor privado para oferta do itinerário de formação técnica e profissional, dentre outros. Desse modo, a pesquisa irá se ocupar do processo de regulamentação, bem como da análise dos documentos normativos exarados pelos Conselhos Estaduais de Educação, pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Ministério da Educação. Trata-se de pesquisa a ser desenvolvida por grupo interinstitucional composto por Instituições de todas as regiões do País: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com vistas a acompanhar o processo de implementação da reforma, produzir análises acerca desse processo e dos documentos oficiais exarados, bem como compor um banco de dados de acesso público aos dispositivos normativos. A organização da pesquisa nacional conta com cinco subgrupos, um em cada macroregião do país. A equipe da região sul conta com integrantes das seguintes instituições: UFPR, UEL, UTFPR, UFRGS, FURG, UNISUL, IFSC e IFC e outras.
1- Grupo de estudos e pesquisa em políticas educacionais – GEPPE
Local: Unu/Inhumas
EMpesquisa – Ensino Médio em Pesquisa
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1847227364125839