Licenciada em História pela UEG - Universidade Estadual de Goiás (1992), mestre em Educação pela UFG - Universidade Federal de Goiás (2000) e doutora em Educação pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (2007). É professora associada na Faculdade de Educação/UFG e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi Diretora da Faculdade de Educação/UFG (2010-2014) e Coordenadora das Licenciaturas e Educação Básica na Pró-Reitoria de Graduação da UFG (2014-2017). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Sevilha, na Espanha, no ano de 2018.Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Políticas Educacionais,Militarização de Escolas Públicas, Ensino Médio e Juventudes. Coordena o Grupo de Estudos e pesquisas em Políticas Educacionais e Juventude ( GEPEJ). Atua como Vice-Presidenta Centro-Oeste da Anped.
Pós-Doutorado (Universidad de Sevilla, US, Espanha, 2018).
Doutorado em Educação (Universidade Federal de Minas Gerais, 2007)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Goiás, 2000)
Graduação em História (Universidade Estadual de Goiás, 1992)
Estado
Políticas Educacionais
História da Educação
Título: A reforma do Ensino Médio com a Lei 13.415/2017: percursos da rede estadual e federal em Goiás
Categoria: Coordenadora do projeto
Resumo: A pesquisa intitulada "A reforma do Ensino Médio com a Lei n. 13.415/2017: percursos da rede estadual e federal em Goiás" tem como objetivo identificar, descrever e analisar os processos de construção da regulamentação nas instituições públicas estaduais e federais de Goiás ? Secretaria e Conselho Estadual de Educação, Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica em Goiás? da reforma do Ensino Médio, concretizada por meio da Lei 13.415/2017. Tem como problema de pesquisa: Como está ocorrendo o processo de regulamentação da reforma do Ensino Médio? Quais documentos normativos estão sendo produzidos? Esses documentos estabelecem algum diálogo entre a forma como está organizado atualmente o Ensino Médio e o modelo contido na Lei? Quem participa do processo de regulamentação? O que dizem os sujeitos responsáveis pela implementação da reforma do Ensino Médio em Goiás? Quais são os interlocutores na implementação da reforma do Ensino Médio em Goiás? Para responder a estes questionamentos será realizada uma pesquisa qualitativa com análise de fontes documentais e realização de entrevistas. A amostra de pesquisa será composta pelos responsáveis pela implementação da reforma do ensino médio da Seduce, IFG, IFGoiano e com membros do Conselho Estadual de Educação de Goiás. O projeto faz parte de uma pesquisa nacional coordenada pelo grupo EMPesquisa que reúne as seguintes instituições: Unicamp, UFPR, UFMG, UEL, FURG, IFSP, IFSC, IFC, UFG, IFG, IFGoiano, UEG, UFU, UFF, CEDES, UFMT, UFMS, IFRN, UTFPR, UFRGS, UFPA, UFMA, UFAM, UFAC e UFES.
1- Grupo de Estudos e pesquisas em Políticas Educacionais e Juventude ( GEPEJ)