Doutor em Letras e Linguística (2016) pela Universidade Federal e Goiás, é Mestre em Letras e Linguística (2009) pela mesma instituição, onde também cursou a graduação em Letras-Português (2005). É graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000). Atualmente, é professor do quadro permanente da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas, atuando na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEG). Também leciona língua portuguesa na educação básica. É membro do grupo de estudos “CRIARCONTEXTO: estudos do texto e do discurso” (CNPq/UFG) e dedica-se a pesquisas que tomam como corpus o livro didático de português para a abordagem e a discussão dos eventos relacionados à sala de aula de língua materna. Em suas atividades de pesquisa, apoia-se nos pressupostos teórico-metodológicos dos estudos bakhtinianos, da historiografia linguística, da linguística aplicada e dos estudos do texto e do discurso. Interessa-se, igualmente, por pesquisas que discutem a interface filosofia-linguística, notadamente aquelas ligadas à filosofia da linguagem e às teorias do signo.
Doutorado em Letras e Linguística (Universidade Federal de Goiás, 2016)
Mestrado em Letras e Linguística (Universidade Federal de Goiás, 2009)
Graduação em Letras (Universidade Federal de Goiás, 2005)
Graduação em Filosofia (Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2000)
Alfabetização, letramento e ensino de leitura.
Análise e produção de material didático para o ensino de língua portuguesa.
Estudos bakhtinianos aplicados à educação e ao ensino de língua portuguesa.
Estudos discursivos sobre educação, ensino e formação de professores.
Estudos sobre o livro didático de língua portuguesa.
Texto, discurso, gramática e ensino de língua portuguesa.
Título: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ensino de língua portuguesa: o livro didático de português em tempos de mudança
Categoria: Coordenador do projeto
Resumo: O livro didático de português (LDP) é um instrumento frequente na prática pedagógica do professor de língua materna e, muitas vezes, condiciona e determina essa prática. A centralidade que o LDP assume no fazer pedagógico docente tem despertado a atenção de muitos pesquisadores que tomam o LDP como objeto de pesquisa para a investigação dos eventos relacionados à sala de aula. Como é sabido, a produção didática brasileira é fortemente influenciada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que determina a elaboração, a edição e a compra de livros didáticos para as escolas públicas do Brasil. Historicamente, esse programa apresenta exigências para a elaboração dos livros didáticos em consonância com as políticas nacionais de educação, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017. A implementação desse documento certamente implica significativas mudanças na elaboração dos livros didáticos e, especificamente, no LDP, objeto de estudo deste projeto de pesquisa que, vinculado ao macroprojeto “Estudos linguísticos e ensino de língua portuguesa: o livro didático de português em análise”, visa a investigar LDP destinados aos anos finais do ensino fundamental indicados pelo PNLD após a homologação e a implementação da BNCC, observando as possíveis mudanças na proposição de conteúdos que neles se processam em relação aos LDP publicados e selecionados pelo PNLD antes da implementação da BNCC. A pesquisa, de caráter documental com abordagem qualitativa, se apoia nas concepções teórico-metodológicas da historiografia linguística, da linguística aplicada e dos estudos do texto e do discurso.
1- CRIARCONTEXTO: estudos do texto e do discurso (CNPq/UFG)
Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5978820860608010