Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2018), Meste em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2013), Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (2009) e possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás/Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás - ESEFFEGO (2006). Atualmente é professor efetivo do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás - UnU Goiânia/ESEFFEGO, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás - UnU Inhumas e Assessor Pedagógico da Coordenação de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Graduação - UEG. É líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Mente - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física. É associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, compondo o comitê científico do Grupo de Trabalho Formação Profissional e Munto do Trabalho. É membro pesquisador e colaborador da Rede de Pesquisadores sobre Professores (as) da Região Centro-Oeste (REDECENTRO). Atua como Editor-Chefe da Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Formação de Professores, Educação Física Escolar, Prática Pedagógica, Currículo, Esporte, Lazer e Políticas Públicas.
Título: Epistemologia da prática no campo acadêmico da Educação Física
Categoria: Coordenador do projeto
Resumo: Este projeto se insere como parte das investigações produzidas pelo "Corpo e Mente - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Intervenção profissional em Educação Física" (UEG/CNPq), e integra o macroprojeto "Formação e Intervenção Profissional em Educação Física (Cód. 2019FORMA42)". O objetivo é analisar como as teorias que dão sustentação à Epistemologia da Prática estão inseridas e apropriadas no campo acadêmico e científico da área da Educação Física brasileira. Acompanha este objetivo anunciado a necessidade compreender como tais teorias, relacionadas à epistemologia da prática, tem influenciado o debate acadêmico, especialmente com relação à formação, à intervenção e à prática pro-fissional do professor de Educação Física. A perspectiva desta investigação é responder: Como as teorias que sustentam a lógica da epistemologia da prática estão presentes no campo acadêmico-científico da Educação Física, e em que medida têm influenciado o de-bate para a consolidação de ideias e proposições direcionadas à formação de professores? As respostas que poderão ser alcançadas, contribuirão com o aprofundamento da compreensão relacionada à lógica pragmática que tem se estabelecido nas últimas décadas nos processos formativos de professores, especialmente de professores de Educação Física, favorecendo perspectivas de aligeiramento e esvaziamento teórico-científico da formação acadêmica e superior. Trata-se de uma pesquisa compreensiva ? na tipologia por objetivos ?, combinada com pesquisa bibliográfica ? na tipologia por delineamento. Se sustenta no método materialismo histórico dialético, e trabalha com a abordagem qualitativa, valendo-se do uso de diversos instrumentos para coleta de dados relacionados à pesquisa tipo bibliográfica especificamente. Espera-se com os resultados alcançados, produzir uma análi-se aprofundada sobre a lógica da epistemologia da prática e suas inserções no campo acadêmico da Educação Física, buscando produzir reflexões sobre os impactos produzidos e as contradições teóricas e epistemológicas geradas no debate sobre a formação de professores.
Título: Intervenção profissional em Educação Física: trabalho, profissionalização e identidade docente na educação superior
Categoria: Coordenador do projeto
Resumo: Este projeto se insere como parte das investigações produzidas pelo "Corpo e Mente - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Intervenção profissional em Educação Física" (UEG/CNPq), e compõe um projeto guarda-chuva que aprofunda a análise sobre a intervenção profissional de professores de Educação Física no Estado de Goiás em diversos campos de atuação - escolares e não-escolares. O objetivo deste, especificamente, é compreender a realidade da intervenção profissional dos professores de Educação Física que atuam na educação superior. Acompanha este objetivo anunciado, a necessidade de se produzir análises e reflexões relacionadas à formação destes profissionais que atuam na educação superior, as condições de trabalho vivenciadas, o processo de profissionalização ao qual são submetidos, e ainda, o como todas estas ações repercutem na constituição de uma identidade docente que demarca sua trajetória acadêmica. A perspectiva desta investigação é responder: Que profissionais de Educação Física são esses que atuam na educação superior, que formação tiveram, como construíram a profissionalização para atuar neste espaço, que tipo de identidade profissional apresentam e que relação a formação (graduação, pós-graduação e outras formas) tem com este campo de intervenção que atuam? As respostas que serão alcançadas possibilitarão suprir lacunas no campo científicos, especialmente com relação ao debate em torno da intervenção profissional docente em Educação Física, haja vista que as pesquisas relacionadas a esta temática tendem a centrar suas análises sobre os processos de formação de professores exclusivamente. Trata-se de uma pesquisa compreensiva ? na tipologia por objetivos ?, combinada com pesquisa bibliográfica e pesquisa não experimental ? na tipologia por delineamento. Se sustenta no método materialismo histórico dialético, e trabalha com a abordagem quanti-qualitativa, valendo-se do uso de diversos instrumentos para coleta de dados - questionários, entrevistas e documentos. Espera-se com os resultados alcançados, produzir uma análise aprofundada acerca do processo de intervenção do professor de Educação Física na educação superior, buscando produzir destaque às questões contraditórias que possam emergir do campo, especialmente para identificar o como esta prática profissional deve ser pensada e repensada pelos espaços formativos com a finalidade de avançar na qualidade social da educação superior em Goiás e no Brasil.
Corpo e Mente - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre formação profissional em Educação Física (UEG/CNPq)
Local: UEG/ESEFFEGO
Categoria: Líder do grupo de pesquisa