Pós-Doutorado pela Universidade do Porto, Portugal. Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Pedagoga pela UFG. Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidade de Havana, Cuba, 2003. Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira, 1990. Professora aposentada da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Estado de Goiás. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/UEG/Anápolis); do Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE) da Unidade Universitária de Inhumas e no curso de Pedagogia da UEG/Unidade Universitária de Inhumas.
Título: Diversidade, inclusão e educação especial: formação de professores e práticas escolares 2020-2022
Este projeto de pesquisa tem como eixo norteador promover uma discussão sobre as políticas públicas “para e na” diversidade que são, ainda, um grande desafio para a educação brasileira. Alguns avanços aconteceram na escola pública, mas muitas questões ainda necessitam de ajustes para se chegar a uma educação inclusiva que respeite e valorize a diversidade neste contexto. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo analisar o processo de inclusão sob a perspectiva do trabalho pedagógico realizado com enfoque tanto nas necessidades educacionais especiais quanto na diversidade humana dentro do contexto educacional regular de ensino e seus principais atores. Especificamente, pretende-se conhecer a formação do professor e como este é preparado para trabalhar a inclusão e, consequentemente, a diversidade nas escolas da rede regular pública; identificar de que forma as atividades desenvolvidas nas Salas de Recursos Multifuncionais propiciam aos alunos com deficiência novos modos de aprender; dialogar acerca da temática da educação inclusiva com professores em diferentes níveis de ensino, a fim de detectar os processos de autoformação dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. No primeiro momento adotará a pesquisa bibliográfica para dar sustentabilidade ao estudo, na busca de conhecer o pensamento de estudiosos sobre o tema. Em segundo momento a pesquisa documental para conhecer o que se faz no Estado de Goiás em prol da educação inclusiva e, em especifico, identificar as orientações de políticas para a diversidade, especialmente a proposta de educação inclusiva na Rede regular de ensino. Espera-se, com os resultados da pesquisa, contribuir para reflexões sobre a inclusão no ensino regular, abordando questões como a formação de professores e as possibilidades de institucionalização do Atendimento Educacional Especializado, a inserção das tecnologias assistivas como mediadoras na aprendizagem e possibilidades de implementação de projetos, ações e práticas que garantam o sucesso pedagógico do aluno.
Grupo de Pesquisas e Estudos em Leitura - GPEL/IFG/ Inhumas
Local: UEG/Inhumas
Categoria: Membro
Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/247663
Grupo de Pesquisa DIVAS - Discursos de Diversidade em Âmbito Social
Categoria: Membro
Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2916280221456312
Grupo de Estudos e pesquisas em Educação, diversidade e Inclusão – GEPEDI
Categoria: Coordenadora
Link: aguardando certificação