Possui Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora efetiva da UEG/Inhumas na área de planejamento, avaliação, política, financiamento e gestão educacional. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e no curso de Pedagogia da UEG/Inhumas. Desenvolve estudos e pesquisas na área de políticas educacionais e suas subáreas, com ênfase em políticas para educação superior.
Título: A educação superior no Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024): Desafios e contradições para o êxito da meta 12.
Categoria: Coordenadora do projeto
Resumo: Este estudo possui como principal objetivo investigar e apresentar os desafios de expansão das matrículas (públicas e privadas) na educação superior no Brasil e suas contradições para que haja o cumprimento da meta 12 do PNE (2014-2024). Tem ainda por objetivo estimar qual seria a expansão necessária de matrículas públicas de graduação para que cada ente federado (União, estados e municípios) contribua com o êxito dessa meta no que diz respeito ao determinado por essa meta de que 40% da nova expansão necessária seja promovida, obrigatoriamente, por Instituições de Educação Superior (IES) públicas. Objetiva-se ainda analisar qual a evolução do desafio, por ente federado, entre 2014 a 2021, ou seja, nos primeiros sete anos de vigência do PNE. Do ponto de vista metodológico, este estudo caracteriza-se como descritivo de caráter crítico e interpretativo, sendo subsidiado por pesquisa documental, bibliográfica, levantamento e tratamento de dados estatísticos. Para o levantamento e apresentação dos desafios de expansão de matrículas públicas a serem alcançados por cada ente federado para contribuírem com o alcance da meta 12, esta pesquisa se reportará à metodologia de projeções para essa meta proposta por Carvalho (2018).
Título: Expansão e qualidade da educação superior no contexto do plano nacional de educação (2014-2024): Tensões, limites e perspectivas.
Categoria: Membro do projeto
Resumo: O presente projeto visa analisar as políticas, indicadores, metas, estratégias e processos de expansão da educação superior, estabelecidas, sobretudo, a partir do PNE (2014-2024), considerando as tensões, limites e perspectivas de qualidade acadêmica, bem como a compreensão do papel da educação superior no projeto de desenvolvimento econômico e social do país. Nessa direção, serão examinadas as políticas desse nível de ensino implantadas nas últimas décadas, o contexto político-econômico da sociedade brasileira, as ações e estratégias dos agentes que atuam no campo da educação superior, a conjuntura da globalização econômica e da internacionalização do conhecimento, assim como as condições objetivas do atual sistema de educação superior no país. O projeto será executado por pesquisadores experientes, contando com a participação de mestrandos e doutorandos dos programas de pós-graduação da UFG e na UFRN. A metodologia prevê: revisão de literatura acerca da temática em estudo; levantamento e análise de fontes documentais primárias e secundárias; levantamento de dados agregados, conforme variáveis/indicadores definidos na investigação; tratamento e análise de dados coletados para avaliação das metas do PNE. A pesquisa visa oferecer uma análise e avaliação crítica das políticas e estratégias de expansão da educação superior no país, além de contribuir com a formação de mestres e doutores em ambos programas. O projeto terá uma duração de três anos, devendo ter continuidade nos anos seguintes a partir da avaliação de seus fundamentos teórico-metodológicos, de sua execução em ambos programas e de seus resultados para o avanço do conhecimento na área. O monitoramento e a avaliação crítica do conjunto das metas do PNE exigirão esforço de grupos de pesquisa e de entidades representativas dos profissionais da educação, nas associações que reúnem a comunidade acadêmica e em instituições de educação superior. Para a efetivação dessa atividade será preciso discutir novos indicadores porque os bancos de dados disponíveis não dão conta de todas as especificidades tratadas nas metas e estratégias presentes na Lei do PNE (2014-2024).
Grupo de estudos e pesquisa em políticas educacionais – GEPPE
Local: UEG/Inhumas
Categoria: Coordenadora
Rede Universitas’ Br
Categoria: Pesquisadora participante no eixo 1: Política econômica e financiamento da educação superior no Brasil
http://www.redeuniversitas.com.br/
Grupo de pesquisa: Estado, Política e História da Educação
CNPQ/UFG
Categoria: Pesquisadora participante
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/12254