Na organização curricular as disciplinas estão organizadas em:
- Núcleo Comum, definidas como obrigatórias, compreendidas como importantes para atender à especificidade da área da Educação e aos objetivos propostos para o curso de mestrado, colaborando com a consolidação da perspectiva de formação defendida na proposta e com a formação básica do aluno, visando alcançar o perfil de egresso delimitado e almejado.
Os Seminários de Pesquisa I e II, ocorrerão respectivamente no primeiro e segundo semestres do curso. O Seminário de Pesquisa I com a função de contribuir com o debate e aprofundamentoteórico e científico que colaborem com o delineamento do objeto de pesquisa, problema de investigação, objetivos e procedimento metodológicos. E o Seminário de Pesquisa II com a função de construir seminários ampliados em que o aluno possa apresentar publicamente sua proposta de pesquisa, sua relação com o tema Educação, com a linha a qual se vincula e com a produção do conhecimento na área da Educação.
- Área de Concentração, definidas como optativas, definidas para atender as especificidades temáticas e teóricas de cada uma das linhas de pesquisa. São disciplinas que dão sustentação direta ao projeto de formação acadêmica e científica estabelecido, e aos objetivos delineados, contribuindo diretamente para o aprofundamento científico de estudos e investigações que colaborem com o desenvolvimento da formação ampla, podendo ser realizadas de acordo com a opção de cada aluno do programa, independente da linha de pesquisa a qual este se vincula.