A estrutura curricular do Mestrado Acadêmico em Educação também alinha-se com os objetivos do curso e com o perfil esperado de egressos, contando com a Área de Concentração em Educação e duas linhas de pesquisa afins:
Ementa: Investigação do trabalho como princípio humano, histórico e ontológico. Análise de sua condição educativa, sua relação com a Educação e com o desenvolvimento das relações sociais e políticas. Compreensão da constituição e desenvolvimento histórico do Estado, suas funções, ações e relações com a sociedade civil nos diferentes campos das políticas sociais, como as políticas públicas e as políticas educacionais para os diferentes níveis e modalidades da Educação. Abrange ainda o debate sobre as transformações históricas das políticas para a educação no Brasil e as legislações educacionais, considerando seus impactos sobre a escola e as instituições de educação superior, as reformas políticas para a educação, a formação de professores, a profissionalização e o trabalho docente.
Ementa: Investigação do movimento de constituição da indissociabilidade entre cultura, escola e formação humana. Compreensão dos processos educativos formais em sua historicidade e sua relação com as demais instâncias de socialização, tais como família, religião, arte, direito, partidos políticos e meios de comunicação de massa, que juntas dão forma e conteúdo ao sistema cultural da sociedade ocidental contemporânea. Abrange ainda a reflexão sobre a educação escolar como experiência ética que se faz pela articulação do exercício do bem comum e respeito à diversidade.