Almeja-se que o(a) egresso(a) formado(a) no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEG/Inhumas seja um(a) professor(a)/pesquisador(a) com formação e atuação alicerçadas no conhecimento teórico, científico e técnico, que favoreça uma compreensão crítica sobre o homem, a Educação, a sociedade, a formação cultural humana e a função social da Educação, contribuindo com a qualificação dos espaços formativos e dos profissionais ligados às diferentes instituições e órgãos (público e privados) de pesquisa e Educação.
Espera-se que seja caracterizado(a) como intelectual compromissado(a) com a formação humana e com o desenvolvimento da qualidade social da Educação brasileira, capaz de produzir análises e interpretações críticas sobre as relações históricas produzidas entre o trabalho, a cultura, a sociedade, o Estado e a política, que, direta e indiretamente, influenciam a área da Educação, a produção do conhecimento e a formação de professores. A expectativa é que também seja capacitado(a) para contribuir nos diferentes processos de proposição, organização, gestão e realização de formações e pesquisas na Educação superior e em diversos contextos educacionais e formativos.
O(a) egresso(a) deve prezar e buscar:
- Condições e capacidades de atuar como pesquisador(a) em diferentes instituições educativas, públicas ou privadas, vinculadas à Educação Básica e/ou Superior;
- Formação e habilitação para atuar como formador(a) de profissionais nas licenciaturas, contribuindo com o trabalho que se produz na Educação superior;
- Intervenção crítica e qualificada em instituições e espaços educacionais, colaborando com a elaboração e gestão de projetos pedagógicos, em favor de uma Educação democrática, inclusiva e de qualidade socialmente referendada;
- Capacidade de compreender e valorizar o desenvolvimento da práxis educativa, bem como sua relevância para produzir trabalhos intelectuais e formativos críticos, criativos, com vistas à compreensão dos problemas na área da Educação e com o desenvolvimento de produções que contribuam com o atendimento das demandas e diversidades correspondentes à realidade brasileira, e especialmente ao Estado de Goiás e à região Centro-Oeste;
- Conhecimento e experiência intelectual, científica e técnica para produzir e desenvolver projetos de pesquisa que contribuam com a proposição de questionamentos, investigações, reflexões e compreensões acerca a realidade da Educação no Brasil, considerando os diversos espaços e ambientes em que ela se materializa.