O diagnóstico das condições efetivas da educação do município de Inhumas e circunvizinhos (Araçu, Brazabrantes, Caturaí, Damolândia, Goiânia, Goianira, Itauçu, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Rosa, Santo Antônio de Goiás, entre outros) indica a relevância do Programa de Pós-Graduação em Educação numa universidade pública, especificamente, na UEG.
A relação ensino, pesquisa e extensão no que diz respeito às práticas docentes é uma realidade nos cursos de graduação da Unidade Universitária (UnU) de Inhumas - UEG e isso vem se consolidando, a cada ano, por meio de cursos de especialização, da produção acadêmica e participação em eventos científicos internacionais, nacionais, regionais e locais, bem como na organização e realização de eventos científicos abertos à comunidade acadêmica e comunidade em geral. Desde a constituição da UEG, a UnU Inhumas já formou 1.805 professores em seus cursos de licenciaturas e também exerceu importante papel na pós-graduação lato sensu, tendo formado 429 alunos nos cursos de especialização em Docência Universitária (2003, 2004, 2007, 2011, 2014, 2017), Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação (2014, 2016, 2017), Linguagem, Cultura e Ensino (2015, 2018). A crescente demanda pelos cursos de especialização oferecidos, bem como o aprofundamento, entre os professores, das discussões sobre a importância da continuidade na formação dos profissionais, fez com que houvesse a percepção de um limite institucional na continuidade da formação dos nossos egressos em um curso stricto sensu.
Neste sentido, consideramos que a implantação de um Mestrado Acadêmico em Educação possui uma relevância social por ser público, gratuito, principalmente pela possibilidade de atendimento e continuidade de estudos dos egressos da UEG, bem como de outras instituições de Educação superior, que estiverem em busca de qualificação profissional pela via da formação stricto sensu.
O quadro docente da UnU Inhumas - UEG é constituído em quase sua totalidade por professores efetivos em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. O curso de Pedagogia conta com seis doutores, sendo que um possui pós-doutorado e dois estão finalizando seu estágio de pós-doutoramento. Além disso, há mais três professores do curso de Pedagogia, concluindo doutorado em Educação. Esse contexto tem provocado um processo de amadurecimento paulatino no corpo docente e uma compreensão intensa de que é possível o aperfeiçoamento das ações já desenvolvidas no decorrer de duas décadas, por meio da formação continuada de professores no campo da Educação. Dessa forma, o Mestrado em Educação é constituído com o intuito de contribuir para fortalecer institucional e academicamente a Unidade Universitária, proporcionando impacto social e econômico em Inhumas e região, sobretudo pela ampliação de possibilidades que os egressos da UEG e de outras instituições terão para dar continuidade às suas formação acadêmicas.
A equipe do quadro docente que compõe este programa possui amplas condições da manutenção do Mestrado com vistas a ampliar a produtividade e construir redes com participação conjunta do grupo após a implantação e desenvolvimento do curso. No conjunto de quinze professores que compõem o quadro permanente, agregam-se docentes jovens doutores e docentes que possuem experiência acumulada em outro Programa de Pós-Graduação (Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias - PPG-IELT/UEG e o Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/GO) e em pesquisas, evidenciando suporte necessário para a consolidação, manutenção e elevação do Curso.
O quadro de docentes permanente que compõe o curso de Mestrado é constituído pela união de professores oriundos de cinco Unidades e Câmpus Universitários da UEG (Inhumas, Eseffego, São Luís de Montes Belos, Palmeiras de Goiás e Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas). Essa equipe, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UEG, produziu discussões importantes e necessárias relacioandas ao processo formativo, em nível de Pós-graduação stricto sensu em Educação, no âmbito da UEG e no Estado de Goiás. Foi mediante os diálogos entre os pares que surgiu o entendimento de que o grupo é constituído por profissionais que contemplam os requisitos necessários para ter pleiteado um Mestrado Acadêmico em Educação, e foi exatamente esse contexto que favoreceu o nascimento da decisão e a possibilidade do trabalho de construção coletiva deste curso e a apresentação do mesmo junto à UEG e à Capes.
Nessa perspectiva, a UEG, especialmente os Câmpus representados pelos docentes que integram o Mestrado Acadêmico em Educação, ao reconhecerem a importância das políticas de incentivo à qualificação docente numa universidade, foram capazes de apresentar uma proposta de curso como uma possibilidade de contribuir com o fortalecimento da pesquisa científica, com vistas a colaborar com a formação de novos pesquisadores no Estado de Goiás, com a formação dos professores que atuam na educação básica ou superior, e também com a continuidade da formação dos que integram o próprio quadro docente deste Mestrado. Atuação esta que apenas confirma o real compromisso social da universidade no que se refere à formação em scricto sensu.
Vale destacar ainda que a trajetória para o pleito e busca pela aprovação deste curso de Mestrado também se concentrou no empenho dos professores para garantir os critérios e recomendações da Área da Educação quanto à produção intelectual. Nesse sentido, a produção dos docentes que compõem o quadro permanente deste Mestrado atendeu as exigências da Área, uma vez que: Dos 26 produtos apresentados na proposta submetida à CAPES, 15, isto é, 57,7% está em forma de artigo qualificado na Área da Educação (com Qualis entre A1 e B5), ou seja, supera o mínimo exigido que é 30%. Cabe destacar como elemento qualificador deste requisito que, cinco destes 18 artigos, possuem Qualis A em Educação e 10 possuem qualificação B1. Além disso, o corpo docente apresenta publicações em forma de livros e capítulos de livro, conforme a caracterização entre L1 a L4.
A aprovação do Mestrado Acadêmico em Educação pela Área da Educação da CAPES não apresentou ressalvas. Ao contrário, destacaram a qualidade do curso ao chamar a atenção para os seguintes aspectos: mais de 70% dos docentes do programa são do quadro permanente, doutores efetivos e com carga horária compatível às demandas do curso; são professores que apresentam trajetória profissional, mostrando perfil condizente com a formação de futuros mestres de um programa acadêmico; todos os docentes são coordenadores de projetos de pesquisa; e a produção bibliográfica dos docentes permanentes supera, tanto coletivamente, quanto individualmente, aos mínimos exigidos pela Área.