A constituição da política de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás, conjuntamente com o aumento das bolsas internas e externas, por meio de órgãos como o CNPq e a FAPEG, tem proporcionado à instituição avançar com rapidez nas práticas de produção de conhecimento científico, divulgação dos resultados e apropriação dos conhecimentos para o desenvolvimento científico e tecnológico de produtos e serviços. Destaca-se abaixo alguns resultados que têm sido conseguidos com esse processo:
a) Fortalecimento das atividades de pesquisa da instituição, sobretudo com maior dinamismo nos grupos de pesquisa certificados pela instituição;
b) Consolidação das atividades de iniciação científica com estímulo e elevação das demandas para a formação científica dos acadêmicos envolvidos nos programas de iniciação científica e tecnológica;
c) Estímulo à participação dos acadêmicos nos programas de IC (Iniciação Científica), Iniciação Tecnológica (IT) e, mais recentemente, no Programa Ciência sem Fronteiras, cuja participação em Programas de IC é um dos requisitos apresentados;
d) Aumento de incentivo à produção científica dos bolsistas;
e) Criação de estímulos para continuidade dos acadêmicos egressos dos programas de iniciação científica e tecnológica nos programas de pós-graduação da própria instituição e demais instituições do país.
A aprendizagem e a prática das atividades de iniciação científica e tecnológica dos programas externos (CNPq e FAPEG) têm incentivado a construção de marcos legais e regulamentários na UEG, favorecendo a política própria de concessão de bolsas por meio dos recursos da instituição. Salientamos, ainda, o aumento contínuo do número de bolsas.
O cenário institucional e organizacional da UEG tem sido fortalecido pelas conquistas da instituição com a participação ativa dos professores pesquisadores e do empenho desses para o incentivo à participação dos acadêmicos nas atividades de iniciação científica e tecnológica. Os dados demonstram um aumento dessa participação e uma maior projeção da instituição no cenário nacional como importante geradora de conhecimento científico e tecnológico.