Este documento é uma compilação dos questionamentos encaminhados à equipe da Coordenação de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Graduação e à Coordenação do PMIPES-UEG (pmipes@ueg.br).
A Mobilidade Acadêmica permite que discentes da graduação cursem componentes curriculares de seu curso em instituição diferente (UFG, UFCAT, UFJ, IFG e IFGoiano) daquela onde cursa a graduação.
O Programa de Mobilidade Acadêmica IPES/GO (PMIPES) é resultante de um Acordo de Cooperação celebrado entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás (IPES/GO).
O acordo prevê dois períodos de solicitação de mobilidade dos alunos. Na UEG, os períodos previstos para o ano de 2021 são:
de 6 a 26 de maio: Período em que os pedidos de mobilidade dos estudantes devem ser encaminhados à Coordenação do PMIPES-UEG, para participação no segundo semestre letivo (2º Semestre).
de 6 a 26 de outubro: Período em que os pedidos de mobilidade dos estudantes devem ser encaminhados à Coordenação do PMIPES-UEG, para participação no primeiro semestre letivo (1º Semestre).
Fomentar a mútua cooperação acadêmica e propiciar aos estudantes de graduação regularmente matriculados em alguma das IPES/GO a possibilidade de cursar componentes curriculares de seu curso, em qualquer uma das instituições signatárias, por dois semestres letivos consecutivos, podendo, em caráter excepcional e a critério das Instituições envolvidas, ser prorrogado por mais um semestre.
Para a edição de 2021/1, na UEG está vigorando a Modalidade Integral e a Mobilidade Parcial.
- Durante a mobilidade integral, o estudante terá seu vínculo assegurado no curso de origem, devendo o período de afastamento da instituição de origem ser computado para o tempo máximo de integralização do curso.
- O prazo máximo de mobilidade integral será de 2 (dois) semestres letivos, podendo, em caráter excepcional e a critério das instituições envolvidas, ser prorrogado por mais um semestre.
- Durante a mobilidade parcial o estudante poderá cursar, concomitantemente, componentes curriculares na instituição de origem e de destino.
- Na mobilidade parcial, o estudante poderá cursar até 2 (dois) componentes curriculares por semestre em uma única instituição diferente da sua de origem.
O aluno deve ter concluído pelo menos 20% da carga horária de integralização do curso de origem e ter, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.
Seguem os passos necessários para o estudante da UEG solicitar a participação no PMIPES, com vistas a cursar componente curricular em outra instituição (instituição de destino).
Passo 1: Aluno precisará ler o Acordo de Cooperação e identificar se atende aos requisitos;
Passo 2: Realizar a leitura do fluxo: Fluxo PMIPES estudante UEG
Passe 3: Discente providencia os seguintes documentos: Cópia digital do R.G. e CPF; Histórico escolar (original);
Passo 4: Elaborar junto ao/à coordenador/a do curso um plano de estudos para o período desejado para realização da mobilidade estudantil. O coordenador deverá verificar a compatibilidade das disciplinas que serão solicitadas para posterior aproveitamento no curso da instituição de origem.
Passo 5: Preencher os itens do formulário Solicitação de Participação no Programa de Mobilidade Acadêmica (PMIPES/GO).
Passo 6: A coordenação elabora uma carta de apresentação do discente interessado à instituição receptora, e envia por e-mail (pmipes@ueg.br) à Coordenação do PMIPES/UEG.
Atendido os critérios do Convênio Acordo PMIPES, o processo será encaminhado à Instituição de destino para análise da solicitação de mobilidade.
Resposta: Sim, você pode fazer a solicitação. O deferimento acontece (a mobilidade passa a valer) quando o(a) coordenador(a) que irá lhe receber der a permissão e efetuar
a sua matrícula no componente curricular. De acordo com o fluxo, você será notificado via e-mail.
Estamos com calendários distintos, assim, a solicitação que você fizer neste momento (maio de 2021) será válida para o ínicio do próximo semestre letivo da instituição de destino.
Resposta: A princípio, o fluxo sugerido pelo PPC é o que rege a oferta das disciplinas. Entretanto, há situações em que elas aparecem fora do fluxo. Por isso, o recomendado é
que você acompanhe o site da coordenação de curso que oferta a componente curricular de seu interesse.
Resposta: Sim, você pode fazer a solicitação. O deferimento acontece (a mobilidade passa a valer) quando o(a) coordenador(a) que irá lhe receber der a permissão e efetuar a sua matrícula no(s) componente(s) curricular(es) pleiteados.
Os casos de choques são tratados assim como atualmente, ou seja, você precisará optar por uma das disciplinas que precisa cursar. Caso necessário, você poderá realizar o cancelamento de componente curricular mediante justificativa, não lhe causando prejuízos caso esse choque de horários acontecesse.
Resposta: Por conta da pandemia, os calendários letivos da maioria das Instituições estão desencontrados, o que pode demandar análise por parte do estudante se a participação na mobilidade, na atual conjuntura social, irá realmente contribuir com sua formação acadêmica. Entre no site da Instituição que pretende ir e procure pelo
calendário letivo. O coordenador de curso poderá auxiliar nessa consulta.