A Pró-Reitoria de Graduação (PrG) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) divulga retificação do resultado final para seleção de candidaturas dos/as docentes interessados/as em integrar o Projeto Institucional da UEG, como coordenadores/as de área, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em conformidade com o Edital CAPES nº 10/2024 e a Portaria CAPES nº 90/2024.
A definição dos coordenadores (as) de área, na condição de bolsista, será diretamente influenciada pelo resultado do processo seletivo da CAPES e a quantidade de bolsas atribuídas à UEG. A concessão das bolsas Bidad, aos docentes voluntários CAPES, está condicionada à disponibilidade orçamentária e financeira da UEG. A ordem de classificação dos (as) docentes será utilizada para o preenchimento das vagas de coordenador de área dos subprojetos, na condição de: (1) bolsista, (2) voluntário e (3) cadastro de reserva.
Acesse aqui a retificação do resultado final.
Acesse o resultado da interposição de recursos aqui.
O PIBID tem como principais objetivos incentivar a formação de docentes para a educação básica, valorizar o magistério e melhorar a qualidade da formação inicial de professores. O programa promove a integração entre a educação superior e a educação básica, proporcionando aos licenciandos a oportunidade de criar e participar de experiências metodológicas e práticas inovadoras nas escolas públicas.
Os docentes selecionados serão responsáveis por planejar, coordenar e acompanhar as atividades acadêmicas e pedagógicas dos núcleos de iniciação à docência. Além disso, deverão apresentar relatórios periódicos, incentivar a participação em pesquisas e projetos de extensão, divulgar informações relevantes sobre o PIBID e colaborar na seleção das escolas parceiras, supervisores e bolsistas.
O projeto institucional da UEG será organizado em subprojetos específicos por componente curricular ou curso, bem como em subprojetos interdisciplinares. Cada núcleo será composto por um Coordenador de Área, três Supervisores das escolas parceiras e 24 Bolsistas de Iniciação à Docência. Os cursos de Letras e Pedagogia poderão organizar subprojetos adicionais conforme a demanda.