O PPC é um documento elaborado por uma IES que descreve e organiza as diretrizes, os objetivos, os conteúdos, as metodologias, as avaliações e demais aspectos relacionados a um determinado curso. É um instrumento fundamental para garantir a qualidade e a coerência do ensino oferecido, além de servir como guia para discentes, docentes e demais envolvidos no processo educacional.
A organização e o planejamento do PPC devem envolver a participação de docentes, coordenadores de curso e os discentes, e abrange diversos elementos essenciais para a condução do curso, incluindo:
I - Perfil do curso: descrição detalhada do curso, deixando claro seus objetivos, competências a serem desenvolvidas, público-alvo e área de atuação.
II - Estrutura curricular: organização dos componentes curriculares (disciplinas) e das atividades ao longo dos períodos letivos, bem como a carga horária de cada componente.
III - Metodologia de ensino: descrição das abordagens pedagógicas e metodológicas utilizadas no curso para promover o ensino-aprendizagem dos discentes.
O PPC deve contemplar:
I - Apresentação do curso: introdução que descreve o nome do curso, a duração, o público-alvo, a concepção e justificativa para sua criação.
II – Objetivos gerais e específicos do curso: o que se espera que os discentes alcancem ao concluí-lo.
III - Perfil do egresso: descrição das competências, habilidades e conhecimentos que os discentes devem adquirir ao longo do curso e que os tornarão aptos a atuar na sua área de formação.
IV - Estrutura curricular: detalhamento dos componentes curriculares (disciplinas) ou módulos que compõem o curso, incluindo carga horária, detalhes e sequência recomendada, assim como estágios, trabalhos de curso e outras atividades acadêmicas.
V - Metodologia de ensino: explicação de como as aulas serão ministradas, quais métodos pedagógicos serão utilizados e como os discentes serão avaliados.
VI - Recursos necessários: lista de recursos físicos, materiais e humanos necessários para a realização do curso, como infraestrutura, laboratórios, bibliotecas, docentes, documentos autorizativos etc.
VII - Avaliação do curso: o desempenho no âmbito interno e externo do curso.
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é o documento basilar de todas as ações do curso. Esse documento é fruto do trabalho do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada curso da UEG.
Confira as legislações que aprovaram os PPCs da UEG:
Resoluções do CsU - Projetos Pedagógicos dos Cursos
Resoluções do CsA - Projetos Pedagógicos dos Cursos
Resoluções da CG - Projetos Pedagógicos dos Cursos