Os estudantes da UEG têm os direitos e deveres inerentes à sua condição e, especificamente, os de representação, participação e assistência, regulados pelo regime disciplinar vigente, aos quais obrigatoriamente se submetem quando de sua admissão na Instituição. Cabe à a Gerência da Secretaria Acadêmica Central, gerir os instrumentos e ações institucionais de estágio, intercâmbio e mobilidade discente, em apoio às Secretarias Acadêmicas Locais.
A demanda com relação à Mobilidade Acadêmica, que a cada ano se torna essencial e necessária, seja ela Local, Regional, Nacional ou Internacional, vem em um crescente e assim, se faz necessário repensar e propor novas oportunidades de Mobilidade e troca de experiências. A mobilidade acadêmica discente objetiva proporcionar aos discentes a possibilidade de ampliarem seus conhecimentos por meio de vivências em outros locais, afirmando assim a flexibilidade curricular e a participação ativa da UEG no processo de construção da sociedade.
As iniciativas firmadas, ou seja, as parcerias estabelecidas pela Universidade, os convênios de cooperação acadêmica, ampliam as possibilidades para os discentes e professores da Universidade aprofundarem o aprendizado, flexionando o currículo por meio de ações de intercâmbio nos campos do ensino, pesquisa e extensão, além de convênios e demais parcerias realizadas pela Universidade. Todas as instituições e normas estão disponíveis no portal da Pró-Reitoria de Graduação.
O Programa IPES/GO de Mobilidade Acadêmica (PMIPES) é resultante de um Acordo de Cooperação entre a UEG, IF Goiano, IF Goiás e UFG, que viabiliza aos estudantes de graduação, regularmente matriculados em uma dessas instituições, a possibilidade de cursar componentes curriculares, de seu curso, em algumas das instituições participantes do programa por até dois semestres letivos consecutivos.
Para participar do PMIPES, o discente deve ter concluído pelo menos 20% (vinte por cento) de carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade, esses são encaminhados até os meses de maio e outubro, com ingresso no semestre letivo subsequente.
O objetivo do PMIPES é fomentar a mútua cooperação acadêmica e propiciar aos estudantes de graduação regularmente matriculados em alguma das IPES/GO a possibilidade de cursar componentes curriculares de seu curso, em qualquer uma das instituições signatárias, por dois semestres letivos consecutivos, podendo, em caráter excepcional e a critério das instituições envolvidas, ser prorrogado por mais um semestre.
As formas de Mobilidade Acadêmica disponíveis neste programa são:
O Programa de Mobilidade Nacional – PMN tem como objetivo promover o intercâmbio de estudantes de graduação das 45 instituições públicas estaduais e municipais filiadas à ABRUEM, abrangendo 22 dos estados da federação. A oportunidade de vivenciar diferentes métodos pedagógicos e didáticos, conhecer diferenças e costumes regionais, participar de atividades estudantis complementares e adentrar em projetos de extensão e pesquisa em diferentes centros educacionais distribuídos em todo o território nacional são significativos para ampliar as dimensões de formação do estudante brasileiro e colaborar para o desenvolvimento regional e nacional.
O PMN abre edital semestralmente para seleção dos estudantes de graduação interessados em fazer intercâmbio nacional. O candidato deverá se inscrever na sua instituição de origem e cumprir os requisitos necessários explícitos no edital de seleção, as inscrições ocorrem nos meses de maio e outubro.
Podem participar os estudantes de graduação regularmente matriculados em IES Estaduais e Municipais que aderiram ao PMN no período indicado, e que cumpram os requisitos obrigatórios publicados no edital único de seleção.
Cabe a cada IES participante do PMN criar programas de bolsas para apoio à mobilidade nacional a fim de que seu estudante possa ter a oportunidade de vivenciar experiências de intercâmbio em sua formação acadêmica. A UEG oferece bolsa auxílio para seus discentes que foram aprovados no processo seletivo do PMN, o edital é publicado no site da Central de Bolsas (http://www.ccb.ueg.br/) em períodos posteriores aos do cronograma de seleção do PMN.
O candidato não terá despesas com custos operacionais do programa, somente com despesas pessoais, moradia, alimentação e transporte durante a sua mobilidade. Cada universidade poderá oferecer incentivos específicos para receber discentes em mobilidade.
O intercâmbio poderá ser de no mínimo 6 (seis) meses e no máximo de 12 (doze) meses. Haverá reconhecimento dos créditos das disciplinas cursadas em mobilidade estudantil nas IES participantes do PMN, devidamente acordadas por meio do Plano de Estudos.
O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional proporciona aos estudantes da Universidade Estadual de Goiás a possibilidade de realizarem parte de seus estudos em instituições parceiras no exterior, agregando novas experiências e conhecimentos para uma formação completa e global.
Em 2023, o Edital de Mobilidade Internacional teve como objetivo selecionar os discentes da UEG aptos a cursar um (1) semestre, prorrogável por mais um (1) dependendo da disponibilidade de vaga da IES de destino, em uma das Universidades parceiras da UEG, sendo:
O Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas - federais e estaduais - e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e 25 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país. A UEG integra a lista de Universidades participantes do PEC-G.
O discente estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa, no caso dos discentes de nações fora da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
São selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo discente do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.
O discente da UEG poderá, por meio de mobilidade intercâmpus, se matricular como discente regular em curso de outro câmpus da UEG, por um período de até 4 (quatro) semestres para os cursos de licenciatura e bacharelado e de 2 (dois) semestres para os cursos superiores de tecnologia, sendo considerado, nesse tempo, como discente regular do curso e do câmpus. Poderão participar desta mobilidade acadêmica os discentes que satisfaçam as seguintes exigências:
A solicitação de mobilidade entre Câmpus e/ou Unidades deverá ser feita na secretaria acadêmica no câmpus pretendido, instruído conforme Regulamento Geral da Graduação.