O sistema de cotas é aplicado nos Processos Seletivos da Universidade desde 2005, sendo a UEG uma das pioneiras na implantação dessa política de acesso no Brasil.
Hoje a política reserva 50% das vagas regulares ofertadas para cotistas: 25% para estudantes de escola pública, 20% para negros e 5% para indígenas e portadores de deficiência.
Com mais de 30 mil estudantes beneficiados com do sistema de cotas ao longo dos anos, a UEG afirma sua natureza pública e inclusiva, ampliando as oportunidades educacionais e cooperando com a democratização do acesso ao ensino superior e com a redução das desigualdades sociais no país.
Em cumprimento à Lei Estadual n. 14.832/2004, foi criada a Comissão Permanente de Acompanhamento e de Avaliação da Implementação da Política de Cotas da Universidade Estadual de Goiás (CAPC/CAMPUS/Unidade), que tem como finalidade acompanhar, orientar e decidir sobre assuntos relacionados às vagas destinadas ao sistema de cotas na UEG.
Formulário de Autodeclaração 2024/2
Manual da Comissão Permanente de Acompanhamento e de Avaliação da Implementação da Política de Cotas da UEG (CAPC/CAMPUS/Unidade)