A Assistência Estudantil na Universidade Estadual de Goiás é vista como um conjunto de princípios, objetivos e desafios a serem superados cotidianamente. Dessa forma, a universidade busca promover políticas que proporcionem a permanência do acadêmico no Ensino Superior, bem como elaborar, executar e apoiar programas e projetos que visem a assistência estudantil, e o acompanhamento de egressos.
No que diz respeito a ações afirmativas de atendimento a discentes, o sistema de cotas, que permite o ingresso de 45% de estudantes oriundos de escolas públicas, negros, indígenas e pessoas com deficiência, já é realidade desde 2005. O monitoramento e acompanhamento desses acadêmicos é frequentemente desenvolvido, com o objetivo de buscar reflexões acerca da efetividade e do fortalecimento dessa política.
Também é realidade o programa próprio de bolsas da UEG, em exercício desde 2013, divididos entre as várias modalidades de bolsas. A principal bolsa relacionada à assistência estudantil é a Bolsa Permanência, que tem como objetivo propiciar a permanência de acadêmicos da UEG nos cursos de graduação presencial, classificados em condição de vulnerabilidade socioeconômica, podendo o benefício ser utilizado para Aluguel Social, Transporte e Alimentação, de forma a garantir o prosseguimento de suas atividades acadêmicas.
Clique aqui e conheça mais sobre o programa de bolsas da Graduação.