A Universidade Estadual de Goiás (UEG) concluiu no mês de março o projeto de extensão universitária de grande relevância nacional a “Ação Extensionista: Voluntários Aprendendo na Prática” na Operação Sul de Minas II do Projeto Rondon.
O Projeto Rondon é um projeto estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa que em parceria com governos estaduais, municipais e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas tem como objetivo contribuir para a formação do jovem universitário como cidadão e o desenvolvimento sustentável em comunidades pouco assistidas.
Na Operação Sul de Minas II a Universidade Estadual de Goiás (UEG) foi representada pelos professores coordenadores e discentes: Prof. Anderson Braga do Carmo, Dalila Caldeira, Maria Fernanda do curso de Letras, Clezio Rocha do curso de Ciências Biológicas, Edilane Soares do curso de Educação Física, todos do Câmpus Sudoeste – Quirinópolis e da Profa. Renata Gonçalves Lacerda Oliveira, Amanda Anjos do curso de Física, Thayssa Rodrigues do curso de Química Industrial e Gabriel Dias do curso de Ciências Biológicas do Câmpus Central – CET e da discente Selma Paiva do curso de Ciências Contábeis Câmpus Metropolitano- Aparecida de Goiânia.
O sucesso da Operação Sul de Minas II se deu com o apoio e suporte da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis desde a aquisição de materiais destinados a confecção de panfletos, cartazes, certificados, como no auxílio financeiro advindo do Programa de Auxílio Eventos (Pró-Eventos), que foi fundamental para garantir o deslocamento de ida e volta à Minas Gerais, alimentação e aquisição de outros materiais que foram necessários para melhor execução de projeto. Contamos também com a contribuição da Profa. Cibele Pimenta Tiradentes na construção e elaboração da proposta do projeto, também no repasse da experiência de participação em outras Operações do Projeto Rondon que mesma participou.
A Profa. Renata ressalta que “neste Projeto de Extensão aconteceu um crescimento pessoal e acadêmico dos discentes, pois eles participaram ativamente desde a elaboração da proposta do projeto à execução das ações realizadas em Andradas/MG”, entre os dias 25 de janeiro/2024 a 05 de fevereiro/ 2025, que atendeu cerca 1,2 mil pessoas.
Foram executadas 42 oficinas que abordaram as áreas temáticas de Educação, Saúde, Justiça, Direito e Cultura, que atingiu um púbico de adultos, crianças, idosos, população rural, diretores, professores e coordenadores, servidores da prefeitura, jovens aprendizes e merendeiras. As oficinas realizadas impactaram positivamente a população, que a todo momento relataram a importância das ações do Projeto Rondon no município, pois proporcionaram esclarecimentos de vários assuntos para os moradores e também a troca de conhecimento entre moradores e rondonistas.
O Projeto Rondon viabilizou um trabalho interdisciplinar, no mesmo município estavam duas IES, a UEG e a IES de Lavras Minas Gerais. A Equipe da UEG formada por discentes de cursos e Unidades Universitárias distintas. O ganho foi gigantesco, tanto na integração entre as equipes e a sociedade local, como na divulgação do conhecimento cientifico.
A discente Edilene Soares, do curso de Educação Física Câmpus Sudoeste – Quirinópolis relata que: “Participar do Projeto Rondon é uma experiência transformadora que vai muito além do conhecimento acadêmico. Ele nos ensina sobre empatia, trabalho em equipe e compromisso social. ”
O impacto na formação dos discente é perceptível, realmente o Projeto Rondon proporcional com que os discentes percebam e realizem ações que configuram a dissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, tripé que abacar a formação profissional e que direciona para a realização de ações emancipatórias e humanizadas no enfrentamento dos problemas emergente em uma sociedade assolada por conflito e, porque não dizer o caos, ao delinear a sociedade que almejamos.
Dito isto, reiteramos o quanto é importante que novas participações em Operações vindouras possam ser realizadas por outras equipes da UEG. Tendo a certeza de que os frutos serão colhidos, tanto nas equipes formadas como nas comunidades onde o Projeto Rondon atenderá. Quiçá possamos propor Propostas de Ações Rondonistas Estaduais, visto que nossa Universidade compreende o significado de interioriza universitária.