O Programa Recicla Goiás, em parceria com a Secretaria de Estado da Retomada, tem dado passos importantes para fortalecer a inclusão produtiva e a sustentabilidade no estado. Uma das principais iniciativas desse esforço é o Projeto Incubacoop Catadores, que visa estruturar e fortalecer cooperativas de catadores de materiais recicláveis nos municípios goianos. Este projeto busca não apenas garantir a formalização e capacitação desses trabalhadores, mas também promover a erradicação dos lixões e impulsionar o desenvolvimento sustentável em nível local.
Por meio do Incubacoop Catadores, os catadores são inseridos no mercado de trabalho de forma organizada e coletiva, o que facilita o acesso a melhores condições de trabalho e amplifica sua capacidade de gerar renda. Além de promover o empreendedorismo, a iniciativa fortalece a economia local ao apoiar o tratamento adequado dos resíduos sólidos e a reciclagem, evitando que materiais com valor agregado sejam enviados diretamente para aterros sanitários.
O Projeto ganhou ainda mais força com a realização da primeira edição do Seminário Recicla Goiás, em 10 de maio de 2023. Durante o evento, foi lançado o Decreto 10.255, de 17 de abril de 2023, que estabelece diretrizes para a implementação do sistema de logística reversa de embalagens e cria o Certificado de Crédito de Reciclagem – RECICLAGOIÁS.
Agora, em 16 de outubro de 2024, ocorrerá o II Seminário Recicla Goiás, no Auditório Carlos Vieira da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), das 08h às 12h. O evento, que contará com certificação pela Escola de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (EMAGO), será uma nova oportunidade para avançar nas discussões sobre a reciclagem no estado e no fortalecimento das políticas públicas de tratamento de resíduos.
A programação do seminário inclui palestras com especialistas renomados, como Fabrício Soler, professor e advogado especialista em Direito dos Resíduos, e Giuliana Morrone, jornalista e palestrante com expertise em Environmental, Social and Governance (ESG). Haverá ainda a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público de Goiás (MP-GO), para o fortalecimento da educação ambiental, e a entrega simbólica dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) do Sukatech.
Outros destaques incluem a divulgação de um edital para equipar as cooperativas de catadores e a abertura do período de cadastro dos planos de logística reversa no Sistema de Logística Reversa de Embalagens (SISREV). O evento reforça o compromisso da gestão com a sustentabilidade e a conscientização da população sobre a importância da separação de resíduos domésticos.
A participação no seminário é aberta ao público, com inscrições disponíveis pelo link: https://forms.gle/ANke7iC1Qm7X5vC56.