A Universidade Estadual de Goiás (UEG) está promovendo uma iniciativa única para crianças: aulas de xadrez como parte de um projeto de extensão desenvolvido pelo Labbrinc - Laboratório de Jogos e Brincadeiras em Vigotski - Projeto de Extensão em Formação Continuada de Professores da rede pública de ensino, na Unidade Universitária Eseffego, Campus Metropolitano.
As aulas de xadrez são oferecidas duas vezes por semana pela manhã, às terças e quintas, e uma vez por semana à tarde, exclusivamente às terças-feiras. O objetivo principal do projeto, intitulado "Xadrez em Ação - Labbrinc", é contribuir para a formação de sujeitos enxadristas em um contexto lúdico e interdisciplinar, focando na construção da autoria e autonomia das crianças.
Este projeto extensionista aborda questões essenciais relacionadas à ação lúdica no aprendizado do xadrez. Reconhecendo a importância do jogo na vida das crianças, o Labbrinc busca destacar como o xadrez pode influenciar positivamente o desenvolvimento das representações simbólicas da consciência, assim como os processos de raciocínio lógico, criatividade, memória, inteligência e concentração.
O Projeto Xadrez em Ação visa resgatar a ação lúdica e a alegria na aprendizagem do jogo de xadrez, proporcionando às crianças vivências com o jogo tradicional e promovendo a construção das funções simbólicas da consciência. As aulas serão ministradas utilizando diretrizes metodológicas de pesquisa-ação, envolvendo ativamente crianças matriculadas em escolas públicas e privadas de Goiânia, além de professores e alunos da UEG Unidade Eseffego.
"Nosso objetivo é democratizar o jogo de xadrez, resgatando seu componente lúdico para a construção da função simbólica da consciência, impulsionando processos psíquicos relacionados à memória, lógica, criatividade, raciocínio, inteligência e perspectiva espacial e social", afirma um dos coordenadores do projeto.
A metodologia adotada é qualitativa, buscando resgatar na criança seu papel como sujeito social, histórico e cultural, dando-lhe o direito de se colocar como autora das ações sociais no contexto do jogo de xadrez. Seguindo os princípios da Teoria Histórico Cultural, criada por Vygotski, e utilizando a pesquisa-ação como instrumento pedagógico e científico, o projeto pretende gerar um processo de pesquisa-reflexão-ação, evidenciando um compromisso político e ideológico nas formas de abordagem dos problemas sociais.
Nas aulas, as crianças terão voz ativa, e seus relatos, comentários, reclamações e sugestões serão registrados e considerados. O projeto visa não apenas ensinar xadrez, mas também estimular o pensamento crítico e reflexivo das crianças sobre a prática do jogo e suas aplicações na vida cotidiana.
As aulas serão realizadas na UEG Unidade Eseffego em Goiânia, nos turnos matutino e vespertino, com o envolvimento da comunidade infantil e dos pais. Este projeto representa uma oportunidade única para as crianças desenvolverem habilidades cognitivas e sociais de forma lúdica e divertida, sob a orientação de profissionais qualificados e engajados na promoção da educação e do desenvolvimento infantil.
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 62 9.8181-4246, com o Professor Renato Coelho, coordenador do projeto.