O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2024 será realizado exclusivamente para os estudantes concluintes dos cursos de licenciatura. Os estudantes dos seguintes cursos e locais de oferta participarão da prova:
Geografia - Anápolis, Goiás, Porangatu, Itapuranga, Quirinópolis, Iporá, Formosa, Morrinhos e Minaçu;
O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso, colação de grau e expedição de diplomas dos estudantes habilitados. O Conceito Enade, derivado das notas dos alunos no exame, é um indicador fundamental de qualidade e é utilizado no cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC).
O exame deste ano será dividido em duas etapas, com foco na avaliação das competências docentes e das habilidades práticas desenvolvidas durante os estágios supervisionados obrigatórios. As provas terão uma parte teórica e outra prática. As inscrições são realizadas pelos coordenadores setoriais dos cursos, com etapas que envolvem a participação ativa dos alunos.
Avaliações
A prova teórica, marcada para 24 de novembro, avaliará a formação geral docente e a formação específica de cada área. Serão 27 questões de múltipla escolha para todos os cursos e 37 questões específicas, incluindo uma discursiva, conforme a área de formação.
A avaliação prática ocorrerá durante os estágios supervisionados obrigatórios, com foco na regência de classe nas escolas de educação básica. As inscrições serão divididas em dois períodos: de 16 de setembro a 15 de novembro para o segundo semestre de 2024; e de 3 de fevereiro a 4 de abril para o primeiro semestre de 2025.
Cronogramas
Avaliação Teórica
Avaliação Prática
Documentos de Referência
Para auxiliar na preparação, os estudantes e coordenadores devem acessar as Matrizes de Referência da Formação Geral Docente e Específicas. O Enade é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ele avalia o rendimento dos estudantes de cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos das Diretrizes Curriculares Nacionais e normativas específicas de cada área de formação.
(Comunicação Setorial|UEG)