Participam do exame apenas os concluintes dos cursos que integram o ciclo avaliativo, que é trienal, definido no edital do ENADE publicado pelo MEC a cada ano. A inscrição dos estudantes é de responsabilidade da Instituição de Ensino Superior (UEG) e feita pelo (a) Coordenador (a) de Curso. Importante ressaltar que serão inscritos os alunos ingressantes e concluintes, porém apenas os concluintes farão a prova.
São atribuições do aluno concluinte que irá fazer a prova do Enade:
Por que fazer o ENADE?
Pela boa avaliação do curso: O ENADE é um dos principais componentes para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do País. Então, o resultado do Enade beneficia a instituição e também os alunos.Se o curso for bem avaliado, o diploma do aluno também terá mais peso no mercado de trabalho e fará com que ele seja cada vez mais valorizado como profissional.
Pelo registro de participação:É importante destacar que no histórico escolar do estudante fica registrada a situação de regularidade em relação a essa obrigação, ou seja, atestada sua efetiva participação ou, quando for o caso, a dispensa oficial pelo MEC, na forma estabelecida em regulamento.
Por que é importante ter um bom desempenho no ENADE?
O seu desempenho terá impacto na sua trajetória acadêmica e no seu futuro profissional;
Você obterá prestígio acadêmico no mercado de trabalho;
Poderá comparar seu desempenho com o de milhares de outros estudantes, bem como o de seu curso com outro de sua área no Estado, na Região e no País.