Unidade: Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás
Curso(s): Agronomia e Ciências Biológicas
Descrição
O Laboratório de Geociências (LAGEO) da UEG – Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás ocupa uma sala com área de 49m2, onde possui uma coleção de rochas, minerais e fósseis. Atualmente, o LAGEO possui acervo de 3000 amostras entre minerais e rochas doadas pelo professor Gustavo Rocha, museus e empresas de mineração. Além deste acervo de amostras, o laboratório possui banners sobre tipos de fosseis provenientes de trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante a apresentação de seminários.
O LAGEO foi instalado a partir de um antigo mostruário existente na Unidade Universitária. Com a transferência do Docente Gustavo Adolfo Rocha. em 2009, foi intensificado o planejamento e elaboração do projeto para instalação do LAGEO, com aquisição de amostras provenientes de visitas técnicas de campo juntamente com os discentes dos cursos de Ciências Biológicas e Agronomia da UEG – UnU de Palmeiras de Goiás. Posteriormente, com a ajuda do docente responsável pelo LAGEO, foi adquirido um acervo de rochas e minerais provenientes do Museu da Torre de TV, mantida pelo SENAI em Brasília-DF. Esse acervo adquirido consisti em mais de 150 variedades de minerais, totalizando 3000 amostras entre quartzo (variedade hialino, verde, rosa, ametista, citrino, fumê), granada, apatita, Berilo (esmeralda e água marinha), epidoto, turmalina (schorlita, verdelita, rubelita, melância), micas (muscovita e biotita), carbonatos, elementos nativos, sulfetos e vários outros. Além do acervo mineralógico, o LAGEO dispõe de um acervo de rochas ígneas (vulcânicas e plutônicas – basalto, granito, gabro), metamórficas (xisto, quartzito, mármore, gnaisses) e rochas sedimentares (arenito, calcário, folhelho, marga, argilito, siltito).
O laboratório também dispõe de fósseis doados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), de peixes fossilizados oriundo da Bacia do Araripe-CE e madeiras petrificadas vinda de Filadélfia-TO. Também dispomos de fósseis de tetrápodes, com idade de 300 milhões de anos, coletados por discentes do curso de Ciências Biológicas na Serra da Portaria-Paraúna-GO, em 2016.
A maior parte do acervo é de procedência nacional, de várias regiões brasileiras, porém há amostras de algumas partes do mundo. Cada uma das categorias (minerais, gemas, rochas, meteoritos e espeleotemas), tem critérios próprios de apresentação e particular atenção se dá aos minerais, que por serem mais numerosos, são cuidadosamente expostos, obedecendo às normas internacionais de classificação. Eles estão dispostos de acordo com a classificação química aniônica internacional (Sistema Mineralógico de J. D. Dana), e se sucedem de modo claro e, ao mesmo tempo, rigoroso, facilitando a localização das amostras no Laboratório de Geociências.
Objetivos
Integrar os acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Agronomia e a comunidade em geral do Município de Palmeiras de Goiás, com a finalidade de aprimorar os seus conhecimentos através da análise de livros, vídeos, identificação de amostras, mapas e maquetes que existirá no LAGEO.
Localização
Campus/Unidade: Campus Oeste – Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás
Prédio: Bloco de Laboratórios
Sala: 10
Contato
Nome: Prof. M.Sc. Gustavo Adolfo Rocha
E-mail: gustavo.rocha@ueg.br
Equipamentos
Imagens