A logomarca proposta para representar a Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Portal da instituição foi concebida com a ideia de traçar pontes que interligam ao mesmo tempo a Unidade, a Universidade, o curso de Agronomia, o de Ciências Biológicas e o nosso Estado de Goiás.
O escudo é composto pelos símbolos da Agronomia e Ciências Biológicas, ambos estilizados e atualizados de acordo com as novas tendências estéticas das artes visuais para páginas eletrônicas e possui as seguintes dimensões em pixels: 550 x 550. Eles aparecem amalgamados representando a perfeita integração e articulação entre os dois campos de conhecimento dos cursos de graduação oferecidos na Unidade.
A composição em forma hexagonal reflete a realidade da UnU de Palmeiras de Goiás, que expressa entre outras características, as diferenças e a interdependência da instituição em relação à Agronomia e às Ciências Biológicas. Essa realidade figura na junção de letras “A”, (amarelo, azul, branco e verde), de iguais dimensões, com iguais espaçamentos entre si, gravitando em torno de um centro hexagonal de onde origina uma figura da molécula de DNA, símbolo da vida na terra. Cada letra que forma o hexágono, símbolo da Agronomia, representa, respectivamente, nessa proposta, cinco dimensões que expressam os três pilares da Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás que são: o ensino, a pesquisa, a extensão e os dois campos de conhecimento ofertados: Agronomia e Ciências Biológicas.
A figura conta ainda com a imagem de duas folhas em formato de “óvulo” que se abre para a “fertilização” de uma molécula de DNA, simbolizando a fecundidade dos preceitos éticos que norteiam as Ciências Biológicas em favor da vida e de sua proteção em todas as suas dimensões.
A figura contém a bandeira do estado de Goiás estilizada em forma hexagonal fundida nas letras "A", fundida em forma de máscara (layer), simbolizando a importância dos cursos em epígrafe para o desenvolvimento cultural, científico e tecnológico de nosso Estado de Goiás.
A criação do símbolo foi proposta pela Diretora Educacional da Unidade, Prof.ª Valcêmia Novaes, cujo desafio foi colocado ao Prof. Ms. Joel Ribeiro Zaratim, docente da Unidade no curso de Ciências Biológicas, que apresenta o resultado final para apreciação da comunidade acadêmica de Palmeiras de Goiás.
O logotipo é composto de seis "A" formando uma figura sextavada com um espaço central também sextavado e com seis raios separando os "A", significando o seguinte:
Os "A" representam as Associações de Engenheiros-Agrônomos dos Estados filiados à CONFAEAB, mostrando no seu conjunto a união das mesmas nas soluções dos problemas das Associações, dos Agrônomos, da Agronomia, da Agricultura, da Agropecuária e da Agroindústria.
O sextavado central é o centro de debates onde são discutidos assuntos da classe acima relacionados, tanto aceitando como propondo opiniões da própria categoria profissional, dos governos municipais, estaduais e federal.
Os raios indicam os caminhos para a entrada e a saída de assuntos provindos de vários segmentos.
No dia 03 de setembro de 2009 comemorou-se 30 anos da regulamentação da profissão de biólogo. Como parte do programa de comemoração o Símbolo da Profissão de Biólogo foi revitalizado.
A Forma
Começando pela forma que foi utilizada como base para os elementos: o círculo. Na simbologia das formas, representa a união e perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo. Assim, ele condiz com a proposta do próprio Conselho, somando e interligando valores, laços e vínculos entre os profissionais representados por essa instituição. Também representa o movimento, a atividade, reproduzindo a busca por melhores dinâmicas entre as relações dos biólogos.
Os Elementos
• O DNA - A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia.
• O Espermatozóide - A base da estrutura do DNA forma um espermatozóide, que fecundando o óvulo (círculo azul) dá origem a uma nova vida, com toda sua complexidade – a essência da profissão do biólogo.
• A Folha - Fator de grande importância para qualquer ser vivo, sendo a base dos estudos biológicos, a natureza é representada pelas folhas da base do círculo.
• A Espiral - Se encontra dentro das folhas, é o símbolo da evolução e do progresso. O biólogo sempre deve buscar novos estudos e pesquisas que possam atualizar seus conhecimentos e acrescentar informações úteis a sua profissão. Esse elemento também possui uma interpretação mais subjetiva, podendo ser traduzido de diferentes formas, como por exemplo, a representação de um caracol ou da asa de uma borboleta, mostrando a interação do biólogo com a biodiversidade e o Planeta, na busca de sua conservação, manejo e sustentabilidade.
As Cores
• O Azul – Usado de forma mais clara no círculo, é uma cor profunda e calma, que a princípio, representa a água, mas que também passa a idéia de maturidade. O azul também é a cor da biologia.
• O Verde - Usado nas folhas. É a cor universal para a representação da natureza, passando a idéia de frescor, harmonia e equilíbrio.
O símbolo traduz conceitos que envolvem o cotidiano do biólogo e também a importância da vida para essas profissionais. Ao agregar valores de união e evolução à marca CFBio, busca-se demonstrar a forma dinâmica e pró-ativa de relacionamento do Sistema CFBio / CRBios com o biólogo e a sociedade.
Um dos símbolos oficiais do Estado de Goiás, a bandeira foi instituída pela Lei n.o. 650 de 30 de julho de 1919 e criada pelo goiano Joaquim Bonifácio de Siqueira.
A bandeira é composta por oito listras horizontais alternadas nas cores verde e amarelo, onde o verde representa as matas e o amarelo as riquezas, assim como na bandeira nacional. No canto superior esquerdo contém um retângulo azul com cinco estrelas brancas que simbolizam o Cruzeiro do Sul.
O Cruzeiro do Sul, a bela constelação que deu ao Brasil seus primitivos nomes - Vera Cruz e Santa cruz - não podia deixar de figurar no pavilhão goiano. É assim que ele se ostenta orgulhoso no quadrilongo azul, símbolo da beleza de nosso céu.