Em 2001, o Prefeito municipal de Palmeiras de Goiás Ernani Lopes, em nome da comunidade palmeirense solicitou a autorização junto à Universidade Estadual de Goiás, para a instalação de uma unidade da instituição para o desenvolvimento do Programa Emergencial de Licenciatura Plena Parcelada, em Palmeiras de Goiás, visando à formação de professores da rede pública municipal, já solicitado em ofício autorizado na forma da Lei pelo Governador Marconi Perillo. A expectativa em torno da instalação de uma IES no município, finalmente, começava a se realizar.
Em fevereiro de 2001, ocorreu uma nova reunião na sede da UEG, em Anápolis, presentes o reitor da UEG e autoridades municipais, foram apresentados dados estatísticos sobre a situação dos profissionais da rede municipal de educação de Palmeiras de Goiás, que sensibilizaram o Magnífico reitor, José Izecias de Oliveira, que solicitou o levantamento de dados dos municípios vizinhos e o interesse dos prefeitos em assinar o convênio com a UEG.
Em fins de março de 2001, o Diretor Geral da LPP, Sr. Odair Firmino, visitou Palmeiras de Goiás e em reunião com autoridades municipais, solicitou o apoio logístico-financeiro da Prefeitura para a instalação do Pólo e logo em seguida, visitou unidades escolares do município para estudo de locais para a instalação do Pólo. Como apoio concreto da Prefeitura Municipal, o Diretor da LPP solicitou ao Prefeito de Palmeiras de Goiás a disponibilidade de funcionários para as áreas de administração e de limpeza, bem como materiais diversos e alguns móveis para a instalação do Pólo e a indicação da Profa Luzilda Ferreira de Moraes Teles, uma profissional altamente qualificada na área de pedagogia para assumir a coordenação do Curso de Pedagogia. As atividades acadêmicas do Pólo Universitário de Palmeiras de Goiás iniciaram-se na Escola Estadual Barão do Rio Branco em 09 de julho de 2001 com as aulas do Curso de Pedagogia III com 100 acadêmicos. Para início das aulas foram cedidas, pela direção da escola, duas salas de aula, espaço considerado inferior ao necessário para o bom desempenho dos mesmos, e outra sala de 8m2, para o funcionamento da Secretaria do Pólo, da Coordenação e também da sala dos professores.
Em setembro de 2001 iniciaram-se as aulas dos cursos de Letras, Matemática, Geografia e História, totalizando duzentos acadêmicos. Em decorrência de um maior número de professores e coordenadores foi solicitado à direção da Unidade Escolar, a liberação de salas para o uso de professores e coordenadores do Pólo, bem como mais cinco salas para atendimento das novas turmas. Em abril de 2002, o Pólo foi transferido para as dependências do Colégio Estadual de Palmeiras de Goiás, onde iniciaram-se as aulas do curso de Pedagogia IV com 50 vagas e Pedagogia VI em maio de 2004 com 100 vagas. Em setembro de 2005, iniciou-se no Pólo Universitário de Palmeiras de Goiás as atividades acadêmicas do Curso Seqüencial de Gestão Pública.
Com o prédio da Unidade em construção e com inauguração prevista para março de 2006, a Unidade Universidade de Palmeiras de Goiás foi criada pela Resolução CsU nº 052/2005 na XXXVI Plenária do Conselho Universitário – CsU da Universidade Estadual de Goiás-UEG, no momento em que foram autorizados a criação dos cursos de Graduação em Ciências Biológicas e Agronomia na Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás, por meio da Resolução CsU nº 054/2005.
No dia 6 de março de 2006, iniciaram-se as atividades acadêmicas dos Cursos de Agronomia e de Ciências Biológicas além de Licenciatura Plena Parcelada em Pedagogia da UnU Palmeiras nas dependências do Colégio Estadual de Palmeiras de Goiás, com uma turma de 40 alunos para Ciências Biológicas e 30 alunos para Agronomia, aprovados no processo seletivo vestibular 2006. Neste local, funcionavam ainda a Direção da Unidade Universitária, a Coordenação de Curso, a sala de professores, a Secretaria Acadêmica e as salas de aula. Através de parceria entre a UnU Palmeiras e o Colégio Estadual, foi possível a realização de poucas aulas práticas, nos Laboratório de Ciências e de Informática.
Em maio de 2008, através de manifestações estudantis junto às autoridades competentes, foi entregue algumas salas do prédio da UnU Palmeiras, transferindo as atividades acadêmicas realizadas para este local.
Em 2011 foi liberado o restante do prédio onde hoje funciona a Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás. Nossa unidade necessita ainda de algumas melhorias, as quais tem sido realizadas, principalmente devido aos resultados da avaliação institucional.
Contexto atual do Câmpus de Palmeiras de Goiás
A cidade de Palmeiras de Goiás onde está situada a UEG/Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás, está localizada a uma latitude de 16º48'18" sul e a uma longitude de 49º55'33” oeste, estando a uma altitude de 596 metros. O município de Palmeiras de Goiás foi criado pela Lei nº 914 de 10 de dezembro de 1887. Possui uma área de 1.544,9 km² e tem como municípios limítrofes: Campestre de Goiás, Cezarina, Guapó, Indiara, Jandaia, Nazário, Palminópolis, Santa Barbara e Turvânia. A aproximadamente 72 km da capital Goiânia, pertence à mesorregião do Oeste Goiano e sua população foi estimada em 2010 de acordo com o IBGE em 23.333 habitantes. A economia do município é fortemente dependente da agropecuária, principalmente criação de frango e gado, agricultura, com cultivo de soja no verão e milho safrinha em áreas de sequeiro, além do cultivo de tomate e milho doce no inverno em áreas irrigadas. Deve-se destacar que o município possui atualmente aproximadamente 90 sistemas de irrigação do tipo pivô central. Destaca-se ainda a produção de feijão, sorgo, laranja, cana-de-açucar, banana e algodão. O município possui ainda aproximadamente 40 estabelecimentos industriais e 220 estabelecimentos de comércio varejista, além disto, conta também com frigorificos, laticinios e cinco agencias bancárias. As atividades econômicas de Palmeiras de Goiás vêm crescendo na balança comercial nos últimos anos, devido a produtos exportados, em especial as carnes bovinas e de aves industrializadas e exportadas para a Comunidade Européia, os EUA, o Canadá, a Rússia e Oriente Médio, dentre outros. Este ano a prefeitura municipal conseguiu trazer mais 6 grandes empresas para Palmeiras, aumnetando ainda mais o desenvolvimento econômico da região.
Estes dados foram fundamentais para a criação desta Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás que localiza-se atualmente à Rua S7, s/n, Setor Sul, Palmeiras de Goiás-GO, CEP: 76190-000. O imóvel é de natureza própria da unidade universitária da UEG. O telefone para contato é (64) 3571-1198.