A Universidade Estadual de Goiás (UEG), por meio da Unidade Universitária de Inhumas, tem desenvolvido ações educativas e informativas com o intuito de ampliar a conscientização sobre os transtornos mentais e promover a saúde mental na comunidade de Inhumas, Goiás, através do projeto de extensão "Cuidados Relacionados à Saúde Mental".
Coordenado pelo professor Luciano da Ressurreição Santos, o projeto envolve discentes do curso de Psicologia da UEG, com o apoio do Colégio Militar do Estado de Goiás e do Centro de Atenção Psicossocial Goiabeira (Caps), ambos localizados no município. A principal iniciativa do projeto é a criação e manutenção de uma página no Instagram (@psi_insights), que oferece conteúdo sobre transtornos de ansiedade, transtornos do humor, fobias e outros temas relacionados à saúde mental. As publicações, elaboradas pelos alunos do curso de Psicologia, visam esclarecer os sintomas, cuidados e tratamentos desses transtornos de forma acessível ao público geral, especialmente aos estudantes do ensino médio e à população de Inhumas.
A equipe de discentes foi capacitada sobre transtornos de ansiedade e manejo psicoterápico em situações de crise. Assim, produziram material educativo e publicaram diversos carretéis no Instagram, abordando transtornos como a ansiedade generalizada, o transtorno de pânico, a agorafobia, entre outros. O projeto também fez uso de QR-codes, que foram distribuídos nas escolas públicas e no Caps, promovendo maior interação e adesão ao conteúdo compartilhado.
A ação está disponível na página do projeto no Instagram, evidenciando o engajamento da comunidade de Inhumas com o tema da saúde mental. Além disso, os discentes realizaram visitas ao Colégio Militar e interagiram com os usuários do Caps Goiabeira, fortalecendo a relação entre a universidade e a comunidade local.
A iniciativa fortalece a saúde mental na comunidade alcançada pela rede social, além de representar uma importante oportunidade de aprendizado e crescimento para os discentes da UEG.
(Comunicação Setorial|UEG)