"Como Escrever" no formato Master Scenes

18/10/2021

 

"Como Escrever" é um programa de vídeo veiculado no canal Trama UEG no Youtube. São vídeos curtos, de até 3 minutos, que esclarecem sobre a escrita de roteiros no formato master scenes, uma vez que este é o formato profissional mais usado em todo o mundo e frequentemente solicitado nos editais de produção audiovisual. Os vídeos partem de cenas extraídas de filmes e séries de TV em comparação com o roteiro.

 

A professora de roteiro e coordenadora do Trama, Jô Levy, conta que a ideia do programa surgiu da sua prática em sala de aula frente às dúvidas levantadas pelos estudantes no momento de escrever o roteiro no formato master scenes. A proposta é de que os vídeos funcionem como um recurso ilustrativo para quando surgir alguma dúvida pontual no momento da formatação do roteiro.

 

Jô Levy esclarece que o master scenes privilegia seis elementos: cabeçalho, ação, personagem, rubrica, diálogo e transição. No cabeçalho é informado se a cena ocorre em um ambiente interno (INT.) ou externo (EXT.), qual o lugar (locação e cenário) e qual tempo (dia ou noite). Abaixo do cabeçalho vem a descrição da ação, bem como detalhes sobre o ambiente no qual ela ocorre. Na sequência, o nome da personagem e o diálogo, que pode vir, eventualmente, com uma rubrica entre parênteses com alguma dica sobre o gesto ou tom da fala para orientar a atuação. Quando necessário, pode ser inserida uma marcação de transição para a próxima cena (corta para, fade in, fade out). As cenas são enumeradas e todos os elementos devem respeitar um espaçamento próprio, sendo a Courier New 12 a fonte padrão. Confira o exemplo.

 

 

Os três primeiros programas tratam dos seguintes tópicos: flashback, flash forward e flash sideways. Foi escolhida uma cena do filme Forrest Gump (1994), roteirizado por Eric Roth e dirigido por Robert Zemeckis, para demonstrar o uso de flashback no roteiro. O flash forward, que é um avanço no tempo da narrativa, é um recurso bastante usado na série How to get away with murder (2014-2020), criada por Peter Nowalk, que dispõe a narrativa no tempo presente, mas apresenta cenas de acontecimentos futuros. A série Lost (2004-2010), por sua vez, foi pioneira na utilização do recurso narrativo flash sideways, que é a apresentação de cenas em um mundo alternativo ou paralelo.   A série é assinada por J.J. Abrams, Jeffrey Lieber e Damon Lindelof.

 

Os vídeos do Como Escrever utilizam a interface de um programa de escrita de roteiros (Celtx) para que seja visualizada a formatação. Nos três casos, flashback, flash forward e flash sideways,  a indicação deve constar no cabeçalho da cena. Desse modo, na leitura do roteiro é possível identificar que determinada cena não ocorre no tempo presente da narrativa.   

 

 

 

 Clique aqui para assistir aos episódios do programa Como Escrever.