O egresso do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, Erik Ely, foi um dos dois vencedores da região centro-oeste agraciado com o Prêmio Orlando Senna ao Curta-Metragem Brasileiro pelo seu filme Eu não nasci para isso (2024). A premiação, que é promovida pela secretaria do Audiovisual (SAV) em parceria com o Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), visa valorizar o curta brasileiro e reconhecer a importante contribuição das produções universitárias para o desenvolvimento do audiovisual no país, além disso, a premiação busca estimular o desenvolvimento de novos talentos e novas cinematografias através do reconhecimento financeiro dos trabalhos premiados.
A premiação homenageia o cineasta, escritor e jornalista baiano Orlando Senna, figura fundamental para o desenvolvimento do audiovisual no Brasil e no mundo. Entre suas contribuições, destacam-se o filme Iracema, Uma Transa Amazônica, co-dirigido com Jorge Bodanzky, e roteiros como O Rei da Noite e Ópera do Malandro. Senna também foi um dos fundadores da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, em Cuba, e ocupou o cargo de Secretário do Audiovisual entre 2003 e 2007.
Os curtas premiados e selecionados são todas obras universitárias resultantes de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de cursos de graduação de audiovisual, cinema, animação, artes digitais, rádio e TV, comunicação social e publicidade e propaganda de todo o país.
Para garantir a divulgação dos filmes selecionados a equipe da premiação preparou também um e-book com a lista completa e as informações das obras que participaram da seleção, o material pode ser conferido aqui