Rafael de Almeida, cineasta, artista visual e professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), foi selecionado para a 16ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo Mapa das Artes.
Ele integra a exposição ao lado de Emika Takaki (SP), Fava da Silva (RJ), Ian Salamente (RJ), Iuri Dias (SP/MT), Jesus José (GO), João Guilherme Parisi (SP), Luana Lins (SP), Mauro Yamaguti (SP) e Telma Gadelha (BA/RJ). O júri - composto por Alef Bazilio (curador e produtor cultural), Paulo Gallina (professor e curador) e Renato De Cara (diretor do Paço das Artes-SP) - reconhece com a seleção a relevância de sua pesquisa artística, que explora a interseção entre fabulação crítica e práticas documentais.
Além de sua prática artística, Rafael coordena o Entre-Imagens: Laboratório Experimental de Cinema e Arte na UEG, um espaço dedicado à investigação das múltiplas linguagens da imagem. “Esse reconhecimento evidencia o papel transformador da arte na academia e na sociedade, promovendo encontros que atravessam fronteiras”, comenta o professor.
A exposição acontece de 18 de janeiro a 15 de março de 2025, na Zipper Galeria, em São Paulo. “Que essa mostra seja um convite ao encontro — entre olhares, histórias e percursos que atravessam territórios e questionam fronteiras”, conclui Rafael.