Nas ondas do rádio, múltiplas vozes convergem e se sintonizam. Há sete anos, a Rádio UEG Educativa oferece programação de qualidade, conhecimento, música, cultura e informação. Criada em 2017, a Rádio UEG Educativa é um importante espaço de encontro entre a UEG e seus diversos públicos, com ênfase na comunidade acadêmica e em quem estiver interessado em conhecer um pouco mais sobre nossos cursos, projetos, ações e pesquisas.
A rádio se alinha aos valores da Universidade Estadual de Goiás e aos princípios da Comunicação Pública, como a ética, a universalidade do conhecimento, o respeito e valorização da pluralidade, o combate à desinformação e o fomento do diálogo. Com repertório para todas as idades, conteúdos informativos, culturais e de entretenimento, a emissora apresenta a UEG e a representa com criatividade e técnica.
O projeto da rádio está ancorado no Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual - CRIALAB|UEG, sediado no Câmpus Metropolitano, Unidade Universitária Goiânia-Laranjeiras. Nesse sentido, ela serve também como campo de experimentação, inovação e amadurecimento profissional e social para estudantes do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UEG e dos mais variados cursos. Aberta às sugestões de ouvintes em geral e da comunidade acadêmica, a Rádio UEG Educativa realiza regularmente chamadas públicas de projetos sonoros para compor sua programação.
No ano de 2013, entendendo que a comunicação institucional é vital para uma universidade presente em todo o território goiano, a Reitoria da Universidade Estadual de Goiás, com o apoio do professor de Cinema e Audiovisual da UnU Goiânia-Laranjeiras, Marcelo Costa, começou a elaborar um projeto de comunicação institucional para a UEG. Começava ali a história da UEG TV e da Rádio UEG Educativa.
Na época, o então recém-criado Centro de Comunicação Institucional (hoje Comunicação Setorial) traçou alguns objetivos, dentre os quais ampliar o alcance e o conhecimento sobre as ações da UEG pela sociedade, bem como restabelecer relacionamento com os diversos públicos da Universidade, internos e externos. A ideia de ter uma rádio e uma TV universitária cumpria exatamente essas necessidades.
A rádio UEG Educativa foi a primeira a sair do papel, no ano de 2017. Fizeram parte de sua criação professores, alunos e a rede de colaboradores construída pelo Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual (CriaLab|UEG). Com a chegada do servidor Carlos Antônio Vieira, vindo da ABC (então Agecom), iniciaram-se os primeiros esboços da rádio, já com a produção de conteúdos sonoros pelos alunos. Cada estudante era responsável por produzir um programa de música, com roteiro, programação, locução e finalização, sob revisão e supervisão do professor Marcelo Costa e do servidor Carlos Antônio Vieira. Naquele ano, durante o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG (CEPE), em Pirenópolis, a equipe da rádio utilizou um furgão da UEG como unidade móvel. Lá dentro, um sofá, equipamentos básicos de captação e transmissão, uma conexão com a internet e um grupo incansável de alunos, técnicos e professores possibilitaram que a mágica acontecesse: em tempo real, os participantes do congresso podiam ouvir e participar de entrevistas e acompanhar a programação musical, tanto por meio de caixas de som, quanto pelo streaming na internet.
Do furgão itinerante para o estúdio de rádio, algumas lutas ainda precisavam ser vencidas. Num primeiro momento, a ideia era incorporar a Fundação Rádio Educativa de Iporá (FUNREI), que geria a Rádio Educativa de Iporá, aos moldes do que foi feito na UFG com a Fundação RTVE. Esse movimento condizia com o ideal fundador da UEG de congregar instituições, entidades e escolas pré-existentes no Estado. A Rádio Educativa de Iporá lutava para retomar seu caráter educativo, perdido ao longo dos anos, e vislumbrava um caminho na incorporação pela UEG. Entretanto, a intervenção estadual de 2019 forçou uma mudança de planos. O Centro de Comunicação Institucional da UEG - CeCom foi extinto pela reforma administrativa, transformando-se no setor de Comunicação Setorial. Um dos setores que compunham o CeCom|UEG, a Coordenação de Radioteledifusão, precisou trilhar um caminho independente para a criação da rádio, com a assinatura de um convênio com a Rádio Brasil Central - RBC FM e a alternativa da difusão virtual. Só o nome Rádio UEG Educativa, espelhado no nome da rádio de Iporá, acabou por se manter desde então.
Em 2020 a professora Thais Rodrigues Oliveira, docente do curso de Cinema e Audiovisual, assumiu a coordenação da Rádio UEG Educativa. Até meados de 2023, quando deixou a função, a emissora passou por um período muito fértil de criatividade e produção sonora. Em virtude de sua vasta experiência e competência, a rádio avançou muito na produção de programas musicais e podcasts durante esse período.
Desde 2020 a Rádio tem aberto chamadas públicas anuais com o objetivo de integrar a com unidade interna e externa nos processos de construção de uma programação diversificada e democrática, valorizando a educação, o conhecimento científico e a cultura.
Com a ampliação da Rede Nacional de Comunicação Pública - RNPC e com a possibilidade de integração de universidades estaduais à Rede, em abril de 2024 a UEG assinou Termo de Cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação - EBC, responsável pela Rede, o que garantiu canais FM para a Rádio UEG Educativa nas cidades de Goiânia e Anápolis. Diante disso, a Universidade está em processo de aquisição dos transmissores e antenas, que serão instaladas em Anápolis até meados de 2025. Esta aquisição está sendo possível graças à Emenda Parlamentar do Deputado Federal Rubens Ottoni, possibilitando que, em breve, os conteúdos radiofônicos da UEG cheguem a cerca de 15 cidades nos arredores de Anápolis.
Por outro lado, os recursos externos captados pelo CriaLab|UEG, por meio de seus projetos de pesquisa e extensão, têm possibilitado que os estúdios da Rádio UEG Educativa sejam constituídos. Atualmente a Rádio conta com um estúdio para podcasts e videocasts, com equipamentos modernos de captação de imagens e sons, gravação e transmissão ao vivo. Conta também com o estúdio de emissão e de produção ao vivo, que será responsável por garantir a programação da Rádio 24 horas por dia, sete dias por semana, no ar, pela internet e pela FM em Anápolis. Para a FM de Goiânia, a Coordenação do CriaLab|UEG continuará dedicada à busca de captação de recursos externos para que o projeto também seja viabilizado com a maior brevidade possível.
Este ano a coordenação da Rádio UEG Educativa foi assumida pelo servidor Emmerson Kran, radialista com grande experiência e produção para TV e rádio. Sua missão institucional tem se concentrado em preparar a Rádio para iniciar sua operação experimental pela internet ainda em 2024 e em sinal aberto pela FM de Anápolis em 2025.
Para os anos que virão, a rádio universitária da UEG quer se consolidar como uma emissora nascida e criada no Cerrado, capaz de levar conteúdo diversificado e com qualidade, transmitindo os valores caros para a comunicação pública brasileira, valorizando a vasta produção científica desenvolvida pela UEG, a diversidade em todas as suas matizes, a cultura feita em Goiás e a necessidade de uma convivência ambientalmente harmônica com o nosso bioma cerrado.
Enviado por CriaLAB | UEG