A UEG TV comemora seis anos em outubro. Sua pedra fundamental foi lançada em outubro de 2018, e hoje ela representa a materialização de um projeto de TV universitária contemporânea, atuante e dinâmica, voltada tanto para a divulgação do conhecimento científico quanto para a construção de saberes, dizeres e olhares da comunidade acadêmica.
Mas o que faz a UEG TV? Conecta saberes. Divulga conhecimento. Transmite informação. Faz tudo isso, mas não apenas. Mais do que um veículo de comunicação da Universidade Estadual de Goiás, a UEG TV representa um espaço de encontro e convergência. Ela aproxima, abraça, revela, celebra, dá voz e rosto para uma comunidade vibrante que tem muito a contar e mostrar. Na tela da UEG TV, nós contamos nossas histórias e fazemos a História da universidade.
E quem faz a UEG TV? Quem faz a UEG TV é toda a UEG – professores, pesquisadores, técnicos e principalmente alunos dos mais diversos cursos e de todos os cantos de Goiás. Para isso, eles contam com o apoio operacional do Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás, o CriaLab|UEG. Em seus estúdios, e por meio de suas lentes e microfones, a Universidade ultrapassa as fronteiras de seus oito câmpus e 31 unidades e alcança os mais diversos espaços do estado.
No ano de 2013, entendendo que a comunicação institucional é vital para uma universidade presente em todo o território goiano, a Reitoria da Universidade Estadual de Goiás, com o apoio do professor de Cinema e Audiovisual da UnU Laranjeiras, Marcelo Costa, começou a elaborar um projeto de comunicação institucion
al para a UEG. Começava ali a história da UEG TV e da Rádio UEG Educativa.
Na época, o então recém-criado Centro de Comunicação Institucional (hoje Comunicação Setorial) traçou alguns objetivos, dentre os quais ampliar o alcance e o conhecimento sobre as ações da UEG pela sociedade, bem como restabelecer relacionamento com os diversos públicos da Universidade, internos e externos. A ideia de ter uma rádio e uma TV universitária cumpria exatamente essas necessidades.
A criação da emissora de TV da UEG surgiu após várias negociações com o Ministério das Comunicações para reaver uma concessão de TV Educativa na cidade de Anápolis sob o registro da extinta Universidade Estadual de Anápolis. Buscando seguir os mesmos passos da rádio e possibilitar um alcance maior de público, em 2018 é lançada a UEG TV, em formato web, após anos de desenvolvimento de ideias, projetos e do enfrentamento de obstáculos.
Fruto de muitas parcerias com outros canais do mesmo nicho, com apoiadores dentro e fora da universidade, a UEG TV vem se firmando como um importante canal de comunicação interno e externo. Atualmente filiada a Associação Brasileira da Televisão Universitária (ABTU), a emissora já conta com quase 44 mil inscritos e 1,5 mil vídeos publicados.
Enviado por José Umbelino | CriaLAB