A Universidade Estadual de Goiás (UEG) esteve representada, na última sexta-feira, 13, no IV Encontro Estadual dos Direitos das Pessoas Idosas por um grupo de docentes e discentes, consolidando sua contribuição no debate sobre os direitos dessa população.
A professora Leiliane Rodrigues da Silva Emoto, do curso de Direito de Iporá, e seus discentes participaram ativamente do evento, juntamente com as professoras Conceição Viana de Fátima, Thais Aguiar Rufino, Kenia Cristina Ferreira de Deus Lucena e Michelle Ferreira de Oliveira, todas integrantes do programa de Extensão UEG60+, que foca na promoção de iniciativas voltadas para o envelhecimento ativo e a defesa dos direitos da pessoa idosa.
O encontro teve como principal objetivo discutir a estruturação de uma rede intersetorial de atenção à pessoa idosa, estratégias de captação de recursos e o financiamento de projetos voltados para essa população, além de apresentar boas práticas no uso do Fundo da Pessoa Idosa.
A professora Michelle Ferreira de Oliveira compartilhou dados coletados e sistematizados pela Universidade, em momento específico. Esses dados fornecem uma base robusta para a organização da Rede Estadual em Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas, destacando-se como um recurso fundamental para o planejamento e execução de políticas públicas voltadas a essa população. "A participação ativa da universidade no evento, além de reforçar seu compromisso com a extensão universitária, evidencia a importância de seu papel no fortalecimento de redes intersetoriais", afirmou.
A inserção da UEG nesse contexto contribui significativamente para a formação de profissionais conscientes e engajados, ao mesmo tempo em que fortalece a defesa dos direitos das pessoas idosas no estado de Goiás. A presença da Universidade nessa rede é crucial para a promoção de um diálogo contínuo entre academia, sociedade civil e poder público, garantindo que o conhecimento produzido e compartilhado contribui de maneira efetiva para a construção de políticas inclusivas e sustentáveis.
(Comunicação Setorial|UEG)