A Universidade Estadual de Goiás (UEG) assinou no dia 08 de abril de 2024, um convênio com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para fazer parte da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Desta forma, tanto a UEG TV como a Rádio UEG Educativa passarão a transmitir conteúdos das emissoras da ECB, como a TV Brasil, Rádio Nacional e Rádio MEC. A UEG TV terá dois canais de TV aberta, em Anápolis e Goiânia e a Rádio UEG Educativa terá duas emissoras FM, também nas duas cidades.
Estiveram presentes na cerimônia da assinatura o reitor da UEG, prof. Antonio Cruvinel; a diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt; a profa. Geli Sanches, representando o deputado federal Rubens Otoni; e o coordenador de radiodifusão da UEG, prof. Marcelo Costa, além de gerentes, coordenadores, professoras do curso de bacharelado em Cinema e Audiovisual: Thais Oliveira, Ana Paula Ladeira e Júila Mariano e servidores da UEG.
O prof. Antonio Cruvivel comemorou a assinatura e classificou o momento como um passo importante da história da universidade. "Trata-se da possibilidade da universidade dar um passo definitivo para que possamos ter um sistema de comunicação que possa chegar a todos que precisam e usar essa ferramenta, principalmente no sentido educacional", destacou.
Para o professor Marcelo Costa, a assinatura é um marco que habilita a UEG a chegar a mais pessoas. "Nós, que estamos aqui sabemos o quanto a Universidade faz a diferença onde está. A gente espera que essa parceria com a Rede de Comunicação Pública da UEG torne a nossa universidade ainda mais forte, mais conhecida. São canais que vão poder levar para o cidadão, de forma direta, todo o conhecimento que é produzido aqui pelos nossos cursos de graduação e pós. Esta nova realidade também será uma oportunidade para formação e experimentação profissional para nossos estudantes do curso de Cinema e Audiovisual, já que o campo de produção de conteúdos multimídia tem se configurado como uma vertente cada vez mais potente no mercado audiovisual brasileiro", afirmou.
Maíra Bittencourt destacou que a UEG fará parte de um grupo que trabalha para o avanço da ciência e da educação no Brasil. "Essa rede que vocês passam a integrar nesse momento, é uma rede brasileira de comunicação pública, que é composta por instituições que têm como princípios uma olhar para ciência, para educação, para a cultura regional, para os múltiplos sotaques, para as múltiplas formas de vida. Então fazer a expansão da rede com parceiros fortes e qualificados é um grato presente para a sociedade brasileira", ressaltou.
Os canais de TV devem entrar no ar ainda esse ano, e ainda não há data definida para o começo das atividades das emissoras de rádio.
Notícia publicada pela Comunicação Setorial|UEG