O ex-aluno Wadson Alvim, do curso de Cinema e Audiovisual da Unidade Universitária de Goiânia-Laranjeiras da UEG, é finalista no A MAZE. / Berlin, festival internacional de jogos digitais da Alemanha, que acontecerá entre os dias 8 e 11 de maio, em Berlim.
O jogo Neve, finalista do festival, foi criado por Michelle Santos e tem Wadson Alvim trabalhando no roteiro. O roteiro começou a ser desenvolvido no ano de 2021 a partir de diversas referências cinematográficas. “A dinâmica da criação de um roteiro para game interativo é diferente de outras produções audiovisuais, uma vez que um game interativo tem múltiplas escolhas, não existe uma linearidade pré-definida da história que está sendo jogada, pois isso depende do jogador, o que permite explorar várias possibilidades de ações de um personagem”, diz o egresso da UEG.
Wadson explica também que o trabalho de roteiro em um game possibilitou descobrir uma nova maneira de contar histórias. “Isso me fez valorizar ainda mais minha formação na UEG, uma vez que foi importante me basear nas diversas literaturas da época da minha graduação, assim como os vários exercícios de escrita. Isso me permitiu estar preparado para alguns dos diversos desafios que esse tipo de escrita exige”, revela.
A MAZE. / Berlin é um festival internacional que representa e celebra uma cena artística, composta por jogos artísticos, realidade virtual artística e cultura de mídia lúdica, além do mainstream.
Dentro da programação do festival está a premiação de jogos avaliados em "inovação, potencial, interdisciplinaridade, impacto social, cultural e político, estética e grandiosidade geral" por um júri independente de especialistas internacionais da indústria de jogos e mídia interativa. Ao todo foram 284 jogos participantes de 90 países, dos quais 30 foram selecionados para concorrerem entre as sete categorias de premiações.
O jogo Neve é finalista na categoria “Gender Diversity” que destaca jogos de mulheres e criadores de gêneros marginalizados. Para serem considerados para este prêmio, os jogos devem ser feitos por equipes com mulheres ou desenvolvedores de gêneros marginalizados em posições-chave, que é o caso do jogo Neve, criado por Michelle Santos, diretora, roteirista, artista e game designer do jogo.
O jogo
Neve é um jogo de ficção interativa no qual Jasmina, a capitã de uma nave cargueiro interplanetária, se vê presa dentro da sua própria nave após um acidente em um planeta inóspito. Presa dentro de uma cápsula de criogenia, a capitã Jasmina deve conduzir suas duas tripulantes e uma inteligência artificial para conseguir consertar a nave Argo. Quanto mais o tempo passa, mais o oxigênio em sua cápsula diminui e junto suas chances de sair do paneta Lemnos viva.
No jogo, o jogador deverá desvendar mistérios, abrir caminho através de desafios e enfrentar crises que ameaçam a estabilidade da sua tripulação através de diálogos interativos, puzzles e escolhas que impactam na narrativa. O jogo conta com múltiplos finais que são definidos pelo desempenho do jogador.
Neve tem como referência alguns filmes contemporâneos com narrativas de ficção científica, tais como: Aniquilação (2018), de Alex Garland; Oxigênio (2021), de Alexandre Aja; Lunar (2009), de Duncan Jones. Mas também alguns clássicos do cinema, como O Enigma de Outro Mundo (1982), de John Carpenter; e Alien, O Oitavo Passageiro (1979), de Ridley Scott. Wadson afirma que “o filme de Scott foi de enorme importância na construção desse projeto, além de nos servir como inspiração no tema, também foi fundamental para nós construirmos o roteiro por causa de sua estética retrofuturista e sua abordagem sobre questões sociais ligadas ao trabalho.” O jogo também tem referências de alguns jogos de sucesso que estão no mercado e que são ricos na construção narrativa como: Detroit: Become Human, Life is Strange, Event[0], e Overboard!
O jogo Neve estará exposto fisicamente em Berlim durante o festival e em um evento on-line num ambiente 3D. Mas uma demo gratuita do jogo já pode ser conferida na Steam, através do site. A previsão é que o jogo seja lançado comercialmente no segundo semestre de 2024.
(Comunicação Setorial|UEG)