A Universidade Estadual de Goiás, por meio de seu Núcleo de Seleção e do CriaLab|UEG - Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual, torna público o Processo Seletivo Simplificado - PSS para atuar no âmbito dos projetos de pesquisa e extensão que serão desenvolvidos a partir do Convênio 018/2023, celebrado entre a Universidade e a Secretaria de Estado da Educação de Goiás e do Programa do Ensino Médio Mediado por Tecnologia da Seduc, o Goiás TEC.
O Plano de Trabalho previsto no Convênio visa a Cooperação Técnica, Acadêmica, Científica e Financeira, nos campos de comum interesse, envolvendo apoio financeiro para o desenvolvimento de tecnologias e soluções para a melhoria da Educação Básica, a partir das expertises presentes no CriaLab|UEG e do Goiás TEC. Configura-se também como objeto deste Plano de Trabalho, apoiar o CriaLab|UEG no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão no eixo Mídias e Educação para a criação de processos inovadores e criativos de produção audiovisual com ênfase na Educação Básica.
O PSS prevê a seleção de estudantes, pesquisadores e profissionais com o objetivo de compor CADASTRO DE RESERVA para vagas de bolsistas para o desenvolvimento do projeto de pesquisa "Centro de Mídias de Goiás: a construção de metodologias possíveis para o uso do audiovisual em teleaulas para o Ensino Médio" e de extensão "A produção de teleaulas no Centro de Mídias de Goiás e o atendimento a estudantes e comunidades isoladas e/ou com difícil acesso no território goiano".
As vagas estão divididas em três grupos: o Grupo 1, destina-se a pesquisadores e pesquisadoras das áreas afins; o Grupo 2, direciona vagas para profissionais as áreas de audiovisual e educação; já o Grupo 3, oferta vagas exclusivamente para estudantes da UEG, matriculados nos cursos de Cinema e Audiovisual e Arquitetura e Urbanismo.
As inscrições poderão ser feitas pelo site do Núcleo de Seleção da UEG neste LINK entre os dias 20 de novembro e 12 de dezembro.
Mais informações sobre o cronograma e o quadro de vagas, perfil profissional e remuneração podem ser obtidas por AQUI.
O Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual da UEG, o CriaLab|UEG, vinculado à Unidade Universitária Goiânia-Laranjeiras, visa tornar a UEG referência nacional em pesquisas e ações de extensão no campo do audiovisual, estabelecendo reflexões acerca de sua natureza híbrida e convergente, bem como compreender seus limites e potencialidades. Dentre as áreas que busca dialogar, está a Educação e, dentre os seus eixos de atuação, está o de Mídias Digitais e Educação.
Por se tratar de um laboratório de pesquisa, o CriaLab|UEG está apto a oferecer uma sólida consultoria, para além da execução per se das ações do Goiás TEC, visando à otimização e à excelência das ações, já que o audiovisual tem por natureza uma constante atualização tanto de técnica, quanto de processos.
O Programa do Ensino Médio Mediado por Tecnologia Via Satélite, o Goiás Tec, é uma proposta da Secretaria de Estado da Educação para a expansão do Ensino Médio com mediação tecnológica, de modo a garantir condições sociais dignas para os jovens das populações rurais e das comunidades de difícil acesso, quilombolas e indígenas.
Atualmente o Goiás Tec, por meio da mediação tecnológica, atende cerca de 8 mil estudantes no Ensino Médio em todas as regiões do Estado de Goiás.
O Centro de Mídias de Goiás é um espaço qualificado para a produção e transmissão de conteúdos educacionais multimídia, composto por quatro estúdios, sendo três dedicados exclusivamente para a transmissão de teleaulas e um outro disponível para a produção de outros tipos de conteúdos, como entrevistas, podcasts e outros materiais.
"Centro de Mídias de Goiás: a construção de metodologias possíveis para o uso do audiovisual em teleaulas para o Ensino Médio"
O projeto visa desenvolver tecnologias e soluções para a melhoria da Educação Básica, a partir das expertises presentes no Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual – CriaLab|UEG e do Programa do Ensino Médio Mediado por Tecnologia – Goiás TEC, com o intuito de criar processos inovadores e criativos de produção audiovisual com ênfase na Educação Básica. O programa Goiás TEC atende cerca de 8 mil estudantes do Ensino Médio com aulas ao vivo, transmitidas via satélite e ministradas em estúdio por professores especialistas. A pesquisa ora proposta situa-se na interface entre Audiovisual, Educação e Tecnologias Digitais. Nela, aborda-se o seguinte problema de pesquisa: como as experiências coletivas de produção de teleaulas para o Ensino Médio poderiam gerar uma metodologia audiovisual capaz de colaborar com a melhora da performance docente e a possível melhoria de aprendizagem dos estudantes atendidos pelo Centro de Mídias de Goiás? O objetivo geral da pesquisa é desenvolver um protocolo metodológico para a realização de teleaulas. O delineamento metodológico adotado irá, inicialmente, realizar uma etapa de diagnóstico do processo de produção das teleaulas desenvolvidas pela equipe pedagógica. Em seguida, será elaborado um curso de extensão para formação docente. A partir daí, será iniciado um processo dialógico com a equipe docente e pedagógica para a elaboração de um protocolo metodológico para a produção de teleaulas. Ao final, serão realizados estudos para a elaboração de projetos cenográficos que atendam às novas necessidades e será realizada uma avaliação dos resultados alcançados com a aplicação do protocolo metodológico. Os resultados esperados pela pesquisa são: protocolo metodológico para a produção de teleaulas elaborado; docentes capacitados; resultados publicados em eventos e periódicos científicos.
"A produção de teleaulas no Centro de Mídias de Goiás e o atendimento a estudantes e comunidades isoladas e/ou com difícil acesso no território goiano"
O projeto visa o desenvolvimento de tecnologias e soluções para a melhoria da Educação Básica, a partir das expertises presentes no Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual - CriaLab|UEG e do Programa do Ensino Médio Mediado por Tecnologia - Goiás TEC, com o intuito de criar processos inovadores e criativos de produção audiovisual com ênfase na Educação Básica. O programa Goiás TEC atende cerca de 8 mil estudantes do Ensino Médio com aulas ao vivo, transmitidas via satélite e ministradas em estúdio por professores especialistas. O projeto proposto situa-se na interface entre Audiovisual, Educação e Tecnologias Digitais. O objetivo geral do projeto é: apoiar a Secretaria de Estado da Educação de Goiás na produção de conteúdos audiovisuais para teleaulas que atenderão estudantes e comunidades isoladas e/ou com difícil acesso no território goiano. Serão elaboradas e executadas ações de formação para docentes e o processo de operacionalização da produção audiovisual de teleaulas no Centro de Mídias de Goiás, além da produção de conteúdos educacionais multimídia, tais como: vídeos, podcasts, videocasts etc. Os resultados esperados pelo projeto são: docentes capacitados; estúdios do Centro de Mídias de Goiás operacionalizado, cerca de mil horas anuais de teleaulas produzidas e transmitidas, a qualidade da educação básica em Goiás melhorada, resultados publicados em eventos e periódicos científicos.
ATIVIDADE |
DATA |
Publicação do Edital de abertura |
20/11 |
Período de inscrições |
21/11 a 11/12 |
Publicação da homologação das inscrições |
15/12 |
Interposição de Recurso relativo ao resultado da homologação das inscrições |
18 a 20/12 |
Resultado da Homologação das Inscrições deferidas e indeferidas |
09/01 |
Período da avaliação de títulos |
09 a 16/01/24 |
Resultado preliminar da avaliação de títulos |
19/01/24 |
Período para Interposição de Recurso relativo ao resultado preliminar de avaliação de títulos |
22 a 24/01/24 |
Resultado final da avaliação de títulos |
29/01/24 |